Os perigos da busca pelo corpo perfeito

Existem 50 Ervas Emagrecedoras que são proibidas no país desde 2020 por não estarem regularizadas como medicamento

Anúncios

Corpo perfeito, pressão da sociedade e alta cobrança, todos esses fatores podem acabar fazendo com que pessoas tomem atitudes extremas na busca pelo padrão perfeito de beleza. 

As longas dietas com diversas restrições alimentares, sempre são acompanhadas de chás que acabam substituindo até refeições, mas hábitos como esses podem causar problemas de saúde em curto e longo prazo. Na última quinta-feira (3), uma enfermeira veio a óbito após consumir um composto de ervas emagrecedoras. A vítima foi diagnosticada com hepatite fulminante, passou por um transplante mas não resistiu.  

Anúncios

A vítima consumiu uma substância que é proibida pela Agência Nacional Sanitária (ANVISA). “Existem  50 Ervas Emagrecedoras que são proibidas no país desde 2020 por não estarem regularizadas como medicamento. Alguns dos ingredientes do suposto emagrecedor têm autorização para uso somente em medicamentos, como fitoterápicos, e não em suplementos alimentares e também não pode ser classificado como alimento. O comércio de produtos com propriedades terapêuticas não autorizadas pela Anvisa é atividade clandestina”, explicou a nutricionista do Sistema Hapvida, Ana Letícia.

Os chás utilizados durante as dietas, são conhecidos como termogênicos, Ana Letícia explica que esse tipo de chá é responsável por acelerar o metabolismo, auxiliando assim na queima de calorias. “Algumas substâncias termogênicas também possuem outros mecanismos de ação que aumentam a performance e a resistência durante o exercício físico, o que colabora ainda mais para o aumento do gasto energético”.

Anúncios

Assim como qualquer outra substância que mexa no metabolismo, os termogênicos também podem oferecer riscos para à saúde, quando utilizados de forma incorreta e sem acompanhamento de um especialista. 

Efeitos colaterais dos termogênicos:

  •  Hipertensão arterial;
  • Termogênicos; 
  • Taquicardia;
  • Arritmia cardíaca;
  • Insônia;
  • Problemas gástricos;
  • Ansiedade, entre outros.

Com o consumo dessas substâncias em longo prazo, em alta dosagem causam riscos à saúde, mesmo sendo um produto natural, eles são ofensivos com o passar do tempo. Os chás podem causar danos ao fígado, que depois de danificado, apenas um transplante pode restabelecer a saúde do paciente. 

Anúncios

“Um dos grupos de substâncias mais tóxicas que as plantas têm são os alcalóides, que podem causar gastrite, diarréia e hepatite medicamentosa. O chá verde, por exemplo, é muito tóxico porque contém catequina, que pode causar o acúmulo de radicais livres no fígado e gerar estresse oxidativo no órgão”, informou a nutricionista.

Sintomas de intoxicação:

  • Cansaço excessivo;
  • Nnáuseas;
  • Icterícia.

“Quanto à quantidade, beber uma xícara de chá antes de dormir é seguro, mas tomar dois litros da bebida por dia com o objetivo de emagrecer é uma prática arriscada e condenada pela medicina”, concluiu a nutricionista. 

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Uma consideração sobre “Os perigos da busca pelo corpo perfeito”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s