Todos Um: Ministério lança podcast sobre Povos e Comunidades Tradicionais

Produto é uma parceria entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e a Empresa Brasil de Comunicação

Anúncios

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) lançou, nesta segunda-feira (7), o primeiro episódio do podcast Todos Um, sobre Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs). A iniciativa, realizada em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), integra as ações da Semana Nacional de Valorização dos PCTs.

Confira

O podcast, que tem cerca de dez minutos de duração, conta com as contribuições de Cirilo dos Santos Rosa, integrante da comunidade quilombola do Engenho, em Cavalcante (GO), e do secretário adjunto de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do MMFDH, Esequiel Roque.

Cirilo fala da comunhão do seu povo com os índios. “Na época dos escravos, os que fugiam da senzala trabalhavam com os índios, tanto é que tem essa mistura nas comunidades quilombolas. Os índios nos tratam como irmãos”, conta.

Anúncios

Os PCTs são definidos pelo Decreto nº 6.040, de fevereiro de 2007. Atualmente, são 28 os segmentos de PCTs. O secretário falou sobre o conceito. “São grupos culturalmente diferenciados, que se reconhecem como tal e possuem em si uma forma de organização social, usam e ocupam um território próprio”, explicou.

“O Brasil é um país lindo e maravilhoso, você vê uma cultura diversificada, você vê um patrimônio material e imaterial enorme que é herança dessas comunidades tradicionais”, acrescentou.

De acordo com os dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) existem cerca de três milhões de pessoas no Brasil que se autodeclaram como pertencentes a povos e comunidades tradicionais.

O conteúdo também pode ser acessado no portal da Rede Nacional de Rádio.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: