Manuel Cruz é ouvido pela CPI do Transporte

A Câmara Municipal de São Luís realizou, na tarde desta terça-feira (22), mais uma reunião ordinária da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a situação do transporte público em São Luís. Na ocasião, foi ouvido Manuel Cruz, consultor de trânsito e transporte da SMTT.

Anúncios

A reunião foi conduzida pelo presidente da CPI, vereador Chico Carvalho (PSL). Participaram também o relator da comissão, vereador Álvaro Pires (PMN); o vereador Octávio Soeiro (Podemos), secretário do colegiado; o co-vereador Jhonatan Soares, representando o Coletivo Nós (PT), vice-relator da CPI; além do vereador Astro de Ogum (PCdoB).

No início dos trabalhos da Comissão, Astro de Ogum questionou sobre uma nomeação em nome de Manuel Cruz para atuar em um cargo público na administração municipal, publicada no diário oficial do município no ano de 1996. Em um depoimento anterior, Manuel Cruz tinha informado que não trabalhou em um cargo público na prefeitura municipal de São Luís no ano citado.

Anúncios

“Continuo desconhecendo tal situação. Já sou uma pessoa aposentada, nos próprios dados da minha aposentadoria não consta nenhuma contribuição previdenciária. Já mandei solicitação à secretaria de administração e ao Instituto de Previdência e Assistência do Município (IPAM) para verificar que situação é essa”, acrescentou Manuel Cruz.

O co-vereador Jonathan Soares, do Coletivo Nós, também questionou sobre uma suposta prática de suborno envolvendo o consultor Manuel Cruz com lideranças comunitárias, para evitar manifestações contra os péssimos serviços prestados pelos consórcios que operam linhas nas comunidades. A denúncia foi feita pelo presidente do Sindicato dos Usuários de Transporte Coletivo Rodoviário, Hidroviário, Aéreo do Estado do Maranhão (SINDUTCOL-MA), Paulo Henrique.

Anúncios

O consultor da SMTT negou as acusações. “Não é verídico isso que o Paulo Henrique disse. Nunca houve isso da minha parte. Inclusive já dei entrada nesta câmara pedindo todos os documentos que foram apresentados para que eu possa fazer uma análise e me defender. As pessoas podem ser interpeladas judicialmente pelo que falam. Falar coisas sem provas. Isso que quero olhar. Que provas são essas?”, disse.

Ao ser questionado se a licitação do transporte público municipal melhorou ou piorou a situação do transporte de passageiros em São Luís, Manuel Cruz disse que melhorou em partes. “É fato que nós trouxemos para São Luís uma situação que existe em algumas capitais do nordeste, mas não com tanta ênfase, que são os ônibus com ar-condicionado com a mesma tarifa do ônibus normal. Eu acho que houve um ganho para o sistema de transporte. Também acho que as concessionárias precisam sofrer uma fiscalização mais efetiva para cumprir os contratos” afirmou Manuel Cruz.

Direito de resposta

Ouvido novamente como convidado, Manuel da Cruz Júnior reitera que não reconhece nenhum tipo de atuação irregular junto à consultoria da Secretaria Municipal de Transito e Transporte (SMTT). A Consulttrans-Consultoria Especializada Ltda presta serviços de apoio técnico em gestão operacional do sistema de transportes para a SMTT, de forma regular, via contrato licitado e sem nenhum tipo de questionamento dos órgãos de controle. Continua à disposição para esclarecimentos, de forma a contribuir com a CPI do transporte público de São Luís-MA.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: