Usar a máscara ajuda a evitar explosão de contágio por covid-19 no feriado de Carnaval

Estudos demonstram que o uso de proteção facial limita a disseminação de doenças infecciosas

Anúncios

Mesmo com algumas cidades tendo liberado a população do uso da máscara em locais abertos, a proteção facial pode ajudar a reduzir a explosão de contágio por covid-19 durante o feriado prolongado de Carnaval. A orientação é da Profª Dra. Soraya Smaili, farmacologista da Escola Paulista de Medicina, que foi Reitora da Unifesp no período 2013-2021 e é coordenadora no Centro de Saúde Global (CSG) da universidade e do Centro SOU Ciência, lançado em julho de 2021.

Estudos revelam que o uso de máscara de proteção facial limita a disseminação de doenças infecciosas, como é o caso da covid-19. Por isso, a especialista reforça que redobrar os cuidados durante o Carnaval pode evitar o aumento no número de casos da doença, como tem ocorrido nos feriados durante a pandemia.

“Muitos estudos mostram a eficiência das máscaras. Então, use a máscara durante todo o período em que estiver em contato com outras pessoas e procure utilizar a máscara certa, que protege mais, como a PFF2 e a máscara cirúrgica. Na ausência destas, uma máscara é melhor do que nenhuma, mas é importante saber que a máscara de pano não protege muito bem”, orienta Soraya.

Anúncios

O estudo mais recente sobre o assunto foi divulgado em dezembro pelo Instituto Max Planck, na Alemanha. Segundo o artigo, mesmo a três metros de distância, uma pessoa que não foi vacinada contra covid-19 e está sem máscara leva menos de 5 minutos para se infectar se a outra pessoa também estiver sem a proteção facial.

Entretanto, se estas pessoas estiverem usando máscaras PFF2 ou N95, bem ajustadas ao rosto, a chance de contágio seria de apenas 0,1% em 20 minutos de contato. Isso significa que seria uma chance a cada mil.

Com isso, mostra-se cada vez mais importante o uso da máscara de proteção facial para evitar o aumento no número de casos de covid-19. Se possível, é recomendado ainda que a máscara seja nos padrões PFF2 ou N95, para maior proteção.

“A máscara não prejudica a respiração. Estudos recentes, como um publicado pela Faculdade de Medicina da USP e FAPESP, mostram que as pessoas podem praticar exercícios, sair, ficar muitas horas com as máscaras e elas não prejudicam a respiração, ao contrário do que muitos tentam afirmar”, acrescenta também a professora.

Anúncios

A necessidade do uso é ainda maior frente ao fato de que, durante os feriados, o número de casos de covid-19 tende a crescer. No Ano Novo, o aumento foi de 51%. Por sua vez, no feriado da Consciência Negra de 2021, a alta foi de 41%, segundo dados do Ministério da Saúde.

Além disso, Soraya ressalta a importância de não aglomerar. “Não teremos Carnaval de rua, então evite aglomerações. Você estará mais protegido e sua família também”, finaliza.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: