Graduandas do Câmpus de Balsas são aprovadas em seletivos de mestrado da UFMA e da Universidade de São Paulo

Em março, mês da mulher, é tempo de celebrar os avanços das mulheres na ciência: as alunas Luciana Pereira Barbosa e Gilmara Vieira Avanço, dos cursos Engenharia Ambiental e Engenharia Civil do Câmpus Balsas, foram aprovadas em seletivos de pós-graduação na UFMA e na Universidade de São Paulo (USP), para as linhas de pesquisa “Análise e Processamento de Sinais em Petróleo e Novos Combustíveis” e “Engenharia de Estruturas de Concreto e Alvenaria”, respectivamente.

Anúncios

No caso de Luciana, a conquista vai além da carreira acadêmica e significa uma oportunidade de contribuir para o meio ambiente. “Durante a minha graduação eu me dediquei à pesquisa de energia renovável e, como vemos, o setor energético ainda tem muitos desafios. Hoje temos uma grande necessidade de buscar tecnologias para descarbonização da economia, então, ingressar no programa me dá oportunidade de aprofundar minhas pesquisas e a possibilidade de contribuir para desenvolvimento sustentável do setor”, contou.

A mestranda Gilmara diz que o mestrado é fruto de conquista pessoal e de mulheres de toda a Engenharia: “Graças a Deus e graças às conquistas da mulher no mercado de trabalho, hoje a gente pode dizer que a engenharia tem muitas mulheres atuando, seja na área de projeto, na área de obra ou na área acadêmica. As mulheres estão ganhando força nisso também e realizando um trabalho tão impecável, tão melhor quanto o trabalho de um profissional do sexo masculino”.

Anúncios

Contudo, os cursos ainda são de maioria masculina. De acordo com dados de 2018 do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea), a porcentagem de mulheres registradas como engenheiras no Brasil ainda é 14,5%. As selecionadas contam que a conquista é um esforço compartilhado não só por elas, mas por todas as alunas das engenharias. “Apesar dos discursos de igualdade existentes, nós mulheres ainda enfrentamos muitos desafios. Então eu vejo isso como um grande avanço para todas nós”, disse Luciana.

Saiba mais

O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 8 de março. A data é uma iniciativa lançada pela Organização das Nações Unidas em 1975 com o objetivo de celebrar conquistas e garantir a plena autonomia e direitos básicos para mulheres de todo o mundo.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Uma consideração sobre “Graduandas do Câmpus de Balsas são aprovadas em seletivos de mestrado da UFMA e da Universidade de São Paulo”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s