Um olho na prateleira e o outro no bolso

Compra de alimentos representa cerca de um quarto da renda de famílias que ganham até 2 salários mínimos, segundo o IBGE

Anúncios

Para algumas pessoas o momento de fazer as compras do supermercado pode ser um bicho de sete cabeças, sempre muitas dúvidas de quais produtos levar e, claro, qual a melhor forma de economizar e voltar para casa sem faltar nada.

Pensando nisso, o professor do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Estácio, Reis Rocha, separou algumas dicas que podem salvar os consumidores no momento da compra.
“É muito importante pensar no planejamento para gastar menos ao comprar os itens que vão abastecer a despensa de casa. Estabeleça um teto máximo para o valor total das compras e faça de tudo para não ultrapassar esse limite, seja comprando itens mais baratos ou mesmo cortando das compras as mercadorias que não são essenciais”, explicou sobre o primeiro passo da organização para economizar.

Outra estratégia para quem precisa economizar é decidir qual o momento ideal para realizar as compras, levando em consideração a sua renda e a forma que a recebe, podendo então fazer as compras 1 vez por mês ou 1 vez por semana. “Por exemplo: se os seus rendimentos (salário) são concentrados em uma única data do mês, normalmente na primeira semana, a compra mensal pode ser uma boa alternativa. Agora, se a renda for semanal, ir às compras no fim de semana é uma opção a ser considerada, levando em conta possíveis despesas de deslocamento”, pontuou o professor.

Anúncios

De acordo com informações do IBGE, a compra de alimentos representa cerca de um quarto da renda de famílias que ganham até 2 salários mínimos.

Quando falamos em evitar compras por impulso e até mesmo o desperdício, é muito interessante recorrer para a boa e velha listinha de compras, colocando sempre apenas as coisas que são necessárias. Uma outra dica é definir um valor que pretende gastar, as compras sem definição de limite de gastos eleva as chances de levar produtos que de fato não pretendia comprar ou até que não precisava. Guarde a lista da sua última compra e marque sempre que um produto acabar, dessa forma você faz a reposição sem exageros.

Anúncios

Saiba como economizar:

Monte um cardápio para a semana, isso evita comprar algum produto que não faz parte da sua dieta e, também, comprar somente a quantidade suficiente para comer no mês, evitando possíveis desperdícios;

Fique atento para as promoções, assim poderá economizar;
Não vá ao supermercado quando estiver com fome, pode ser um grande perigo porque você pode gastar com alimentos supérfluos;

Leve sempre uma calculadora ou use a calculadora do seu celular na hora da compra.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: