Meninas Líderes realizam marco contra a violência de gênero e racismo

No dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, Meninas Líderes da macrorregião da Cidade Operária realizam Café pela Dignidade para demarcar a nova agenda de mobilização para o enfrentamento do racismo e violência com base no gênero

Anúncios

Representantes brasileiros e da Amazônia do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a Fundação Justiça e Paz se Abraçarão (FJPA), e o apoio da CareFree e absorventes Sempre Livre participam, no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, do Café pela Dignidade, evento que faz parte da agenda de mobilização do coletivo de Meninas Líderes do Projeto Menina Cidadã.

No evento, as Meninas Líderes farão uma roda de conversa sobre seus direitos, sobre a prevenção da violência de gênero e racismo e a continuidade do engajamento do coletivo em toda São Luís. O evento ocorre na Escola Estadual Maria José Aragão, na Cidade Operária, localizado na macrorregião da Cidade Operária, a partir das 10h. Outras ações previstas, como revoada de papagaio (pipaço), grafitagem cirandas e oficina de turbantes, foram reprogramadas em razão das fortes chuvas dos últimos dias.

Anúncios

Projeto Menina Cidadã

Desde 2019 adolescentes da região da Cidade Operária estão se organizando em torno da garantia de seus direitos. Nesse ano, depois de ampla consulta, identificaram diversas necessidades dos jovens da comunidade. Essas demandas foram apresentadas à SECID e, após reunião com o Governador Flávio Dino, as sugestões do Coletivo Menina Cidadã foram incorporadas ao projeto de reforma do Viva Cidade Operária.

Em outra expressiva mobilização das Meninas Líderes foram identificadas as percepções das adolescentes e jovens da Cidade Operária e Cidade Olímpica nas experiências individuais e familiares de violência ocorridas no bairro. O resultado do levantamento se transformou em subsídios para diversas ações do Ministério Público do Maranhão (MPE) e da Defensoria Pública do Estado (DPE), além de parceiros como a Fundação Justiça e Paz se Abraçarão e o Centro Defesa Pe. Marcos Passerini (CDMP)

Anúncios

Em 2021, as Meninas Líderes do Projeto Menina Cidadã produziram uma Carta-Demanda, que vem sendo entregue a diversos gestores públicos para melhoria dos serviços públicos oferecidos à população da macrorregião da Cidade Operária. Com base na Carta-Demanda a DPE e as Meninas Líderes do Projeto Menina Cidadã estão monitorando o funcionamento de equipamentos de saúde e educação (como postos de saúde e escolas) existentes na região.

As Meninas Líderes do Projeto Menina Cidadã também fizeram ações sobre dignidade menstrual, em parceria com o UNICEF, Fundação Justiça e Paz se Abraçarão (FJPA), Prefeitura de São Luís, CareFree e absorventes Sempre Livre.

Anúncios

No Café pela Dignidade, as Meninas Líderes discutirão essas e outras ações.

“A gente sempre lutou para que as nossas vozes fossem ouvidas. A ação do dia 8 nos proporciona justamente isso, onde mostramos o porquê lutamos e para deixar bem claro que não queremos só ser igual, pois quando falamos de direitos, principalmente de meninas e mulheres, a sociedade pensa que só queremos salários iguais ou direitos semelhantes aos dos homens. Não, queremos o que é nosso por direito, de podermos ser meninas e mulheres sem medo, de poder ser negra, de poder ser quem eu quiser em relação a minha orientação sexual”, enfatizou Fernanda Lima, 17 anos.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: