Mulheres e o avanço no mercado de trabalho

Com o passar dos anos, diante de muita luta e dedicação, as mulheres estão conquistando espaço no mercado de trabalho. Uma história marcada por perseverança e desejo de conquistar direitos iguais, em que, no passado, as atividades ditas como femininas estavam atreladas a cuidar apenas da casa e dos filhos enquanto o homem trabalhava para garantir o sustento.

Anúncios

Um passado não tão distante, levando em consideração que muitas mulheres ainda enfrentam preconceito, assédio e falta de oportunidades, pelo simples fato de ser mulher. Mas os números têm sido bastante animadores, de acordo com uma pesquisa feita pela McKinsey Study, empresas com mais mulheres ocupando cargos de liderança, apresentam uma força de crescimento no faturamento de 70%. Ainda segundo os dados, apenas 3% das mulheres brasileiras estão ocupando cargos dessa natureza.

Com a pandemia do novo coronavírus, esse número sofreu uma pequena queda. Durante o terceiro trimestre de 2020, apenas 45,8% das mulheres estavam trabalhando. Esse é o nível mais baixo desde 1990, quando a taxa ficou em 44,2%, é o que aponta uma pesquisa feita pela InfoMoney.

O Brasil ainda está distante de ser considerado um país em que existe a igualdade de gênero, mas isso tende a melhorar, afinal de contas, existem mulheres que já conseguem ter o seu local de fala, servindo como exemplo para as mais jovens que estão começando a caminhar para as instituições de ensino e mercado de trabalho.

Anúncios

Simone Rocha, diretora regional do Grupo Mateus é uma de nossas personagens, contando sobre sua trajetória e experiência como mulher no mercado de trabalho. “Cada mulher que assume um cargo de liderança tem o poder de inspirar e influenciar outras. E essas mulheres se sentem seguras e motivadas a conquistar o que querem”, explicou sobre a grande importância da mulher no mercado de trabalho.

Simone segue o que fala e tem como grande exemplo de mulher, a sua mãe, para quem ela dedica todo o seu sucesso profissional, levando sempre consigo os conselhos e a iniciativa de sempre entregar o seu melhor e também servir como exemplo.

“Fazer o melhor para conquistar o nosso espaço como consequência do nosso trabalho árduo”, pontuou a coordenadora do setor jurídico do Grupo Mateus, Joyce Xavier.

Ainda durante a entrevista, Joyce contou sobre o começo de sua carreira, atuando na Defensoria Pública e sobre os desafios que precisou enfrentar. “No começo da minha carreira precisei muitas vezes provar minha competência para as pessoas, pois além de mulher, era muito jovem”, contou.

Anúncios

Um mundo em que meninas precisam de referências, o momento de transformação, lembrando que todas as profissões são possíveis, mesmo que em 1943 surgiram as primeiras normas relacionadas à proteção ao trabalho da mulher, onde elas foram vetadas de atividades extraordinárias, noturnas, insalubres e perigosas, após longos anos conseguiram vagas em escritórios como auxiliares e secretárias. E em 1970, as mulheres chegaram aos cargos políticos.

Novos tempos chegando e mais mulheres se posicionando, uma esperança de que as próximas gerações terão ainda mais oportunidades e voz no mercado. E no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, uma reflexão de que o lugar de mulher é onde ela quiser, tendo sempre a força e garra para continuar lutando por dias melhores e direitos iguais.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: