Abertas inscrições da 2ª edição do Formando e Cozinhando

O projeto Formando e Cozinhando iniciou, nesta quarta-feira (16), as inscrições da sua segunda edição. Desta vez, serão ofertadas duas modalidades em São Luís: o projeto Formando e Cozinhando segunda edição, no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Gastronomia, e o projeto piloto Cozinha Comunitária do Bairro Bequimão.

Anúncios

O curso é promovido pelo Governo do Maranhão, por meio das Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), de Governo (Segov) e da Cultura (Secma), pela Lei de Incentivo à Cultura. A secretária da Sedes, Larissa Abdalla, pontuou sobre a importância do incentivo à população de baixa renda. “O Formando e Cozinhando busca promover um melhor preparo e capacitação ao mercado gastronômico para essas pessoas com experiência na área mas que tiveram poucas oportunidades. Trazemos chefs com renome local e nacional, dispomos de boas estruturas para poder fornecer um melhor amparo e incentivo aos alunos. Essa é mais uma medida histórica da Sedes, um olhar humanitário e solidário desta gestão”, disse.

Serão contemplados 25 alunos por edição, sendo 25 cozinheiros, com ou sem formação técnica, oriundos de escolas públicas, com idade igual ou superior a 21 anos.

O cadastro é gratuito e deve ocorrer por meio do site do projeto (https://formandoecozinhando.ma.gov.br) a partir do dia 16 de março de 2022 até o dia 21 de março de 2022, às 23h59. As inscrições também podem ser realizadas presencialmente na sede da Sedes, localizada na Rua das Gardênias, Nº 25, Quadra 01, Bairro Jardim Renascença, no horário das 9h às 18h, no período de 16 a 21 de março de 2022.

Anúncios

O candidato deverá preencher todos os campos do formulário de inscrição constante no site do programa e a equipe responsável pela matrícula não acatará inscrições com dados incompletos, fora dos prazos estabelecidos ou em desacordo com os termos do formulário. Para os alistados autônomos é necessário anexar a autodeclaração como comprovação de experiência na cozinha no ato da inscrição.

Sobre o projeto

A primeira edição do Formando e Cozinhando teve início em setembro de 2021, com duração de três meses. A iniciativa busca trazer melhor capacitação e emprego para o mercado de trabalho, tendo como público-alvo as comunidades mais vulneráveis. 

Os beneficiários do projeto são contemplados com uma bolsa no valor de R$ 500,00 e, ao final do curso, com um certificado de qualificação profissional na área da gastronomia.

Anúncios

Durante os três meses são fornecidas 56h de aulas teóricas e 93h de aulas práticas, ministradas por cerca de 24 chefs de cozinha. Entre as lições, estão: a prática das técnicas de cocção, manipulação e preparação de alimentos; prática das noções de segurança e higiene em cozinha; compreensão os alimentos, a sua origem, compra, manipulação, conservação e reaproveitamento, com técnicas corretas na limpeza e  cortes e aproveitamento de alimentos.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: