Necylia Monteiro lança obra inédita “Memórias em Maranhês: a casa”

A obra reúne algumas de suas memórias de infância vividas no bairro da Liberdade, em São Luís

Anúncios

A artista maranhense Necylia Monteiro lançou neste sábado (19), o seu primeiro livro intitulado “Memórias em Maranhês: a casa”. A obra reúne algumas de suas memórias de infância sobre as lendas locais, personalidades do bairro da liberdade, brincadeiras de rua, festas de São João e sonhos que estão em sua memória até hoje.

O evento foi realizado no auditório do Museu de Artes Visuais (MAV), na Rua Portugal, 273, no Centro Histórico de São Luís. O livro faz parte de seu projeto de Doutorado em Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina (Uesc), em que pretende investigar formas de dramaturgia com base na autoficção e de narrativas de mulheres brincantes do bumba meu boi.

“Acredito muito na publicação por editoras independentes e estou completamente satisfeita com o processo de criação que tivemos também na Juçara Cartonera, que tem princípios alinhados com o que acredito”, relatou Necylia sobre seu livro, que tem prefácio escrito por Tieta Macau, artista transdisciplinar maranhense. Outro volume do projeto literário será publicado pela editora paulista O Barong Edições, ainda este ano.

Anúncios

Esta é a primeira publicação da editora Juçara Cartonera, uma editora maranhense independente que busca a publicação sustentável e acessível com capas de papelão, conforme informou Necylia. O movimento cartonero, originário da América Latina, tem ganhado força no Brasil por meio de editoras nordestinas, em que esta é a primeira publicação cartonera no Maranhão com toda a produção feita artesanalmente.

“A gente foi moldando esse livro junto com a Necylia, desde a ideia inicial até a confecção. Imergimos em cortes de papelão, dobraduras de miolos, feitura de geotinta e na costura com fibra de bananeira. A feitura deste livro é coletiva”, enfatizou Larissa Cordeiro, artista visual e bibliotecária integrante da editora.

Com informações do Portal da UFMA.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: