O sagrado e o feminino na exposição da artista Regina Bacelar

“A Flor de Lótus” é a exposição da artista plástica Regina Bacelar, que fica em cartaz na Galeria Celso Antônio de Menezes, no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), até o dia 05 de abril, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. A artista faz uma homenagem às mulheres, enfatizando nas telas sempre o sagrado e o feminino. Ela busca criar em suas obras universos leves, encantados e livres, onde as mulheres sejam representadas principalmente em alegria e liberdade.

Anúncios

Para o acesso ao Fórum de São Luís, onde está instalada a galeria de arte, é exigida a apresentação do comprovante de vacinação contra o Coronavírus (COVID-19), como determina a Portaria-GP N° 48/2022, e o uso de máscara faciais também é obrigatório no prédio.

A exposição conta com obras em acrílica sobre tela, trabalhos mais antigos que trazem o azul como cor predominante e remetem essencialmente à fluidez própria das águas. Tem, ainda, aquarelas em papel, já emolduradas, obras mais recentes e que, “por mais etéreas que sejam, trazem muito intensamente nos tons terrosos uma firmeza de aterramento”, explica a jovem artista.

A água, elemento principal nas manifestações da artista plástica, segue presente. “Agora, por conta da técnica, onde o fluxo da água e da tinta – que pode remeter à própria terra – direciona o resultado das pinturas e cria junto às paisagens oníricas”, acrescenta a autora.

Anúncios

Em seus temas, Regina Bacelar enfatiza sempre o sagrado e o feminino; busca criar em suas obras universos leves, encantados e livres, onde as mulheres sejam representadas principalmente em alegria e liberdade. Ela expressa também muito dos seus desafios e aprendizados. A artista conta que, recentemente, tem entendido a escrita poética como elemento importante no seu trabalho e, por vezes, diretamente relacionado às criações visuais. Influenciada pelo expressionismo, surrealismo e pela arte visionária, a artista conecta-se intensamente com a cultura brasileira e com a cultura psicodélica.

Regina Bacelar já expôs suas ilustrações digitais em feiras e eventos em São Luís e outras cidades e, mais recentemente, vem realizando exposições de quadros e aquarelas.

Anúncios

Nascida em São Luís, onde morou a maior parte da vida, foi vivendo em São Paulo-SP, quando cursava a faculdade de Psicologia, que começou a experimentar técnicas e desenvolver sua linguagem artística. Iniciou com aquarelas e desenhos; teve uma fase muito focada na ilustração digital; passou a desenvolver a pintura em acrílica e, agora, tem feito um forte retorno à aquarela. A artista revela que atualmente, aprofunda a relação com essa técnica e traz mais expressão ao seu trabalho, através da experimentação e liberdade das suas pinceladas mais atuais.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: