Projeto de ONG contribui para aumento de 166% de pessoas vacinadas contra a Covid-19 em comunidades vulneráveis

ONG Visão Mundial promove ações para mitigar os efeitos da COVID-19 e leva atividades educativas para reduzir rejeição à vacina

Anúncios

Em uma experiência bem-sucedida, o projeto Resposta à COVID-19 no Brasil – Amazonas unido pela prevenção, realizado pela Visão Mundial acumula resultados positivos de avanço da vacinação entre o público atendido. Em duas rodadas de atividades com as comunidades, a ONG colaborou para aumentar em 166% o número de participantes que tomaram a dose de reforço, saindo de 631 para 1679 pessoas. Os dados são da pesquisa interna realizada diretamente com as famílias atendidas durante as entregas de cestas e cartões de alimentação e kits de higiene. 

Para garantir que esses percentuais aumentem ainda mais, a Visão Mundial passou a contar, desde a última semana de março, com uma equipe de vacinação nas ações operacionais. Essa iniciativa é resultado de parceria com as Secretarias Municipais de Saúde das cidades onde o projeto está sendo desenvolvido. Em apenas uma semana, em Presidente Figueiredo, 55 pessoas foram imunizadas. 

Anúncios

De acordo com Angela Karinne Mota, gerente do projeto na Visão Mundial, desde o início da oferta de vacinas no Brasil, a ONG se posiciona de forma favorável à vacinação, inclusive realizando uma série de campanhas junto aos seus parceiros e público-alvo nas comunidades. “Temos incentivado nossos beneficiários a se vacinarem, esclarecemos as possíveis dúvidas e desmistificamos alguns mitos e informações falsas inventadas sobre a vacina, e essas abordagens têm dado certo. Percebemos um aumento considerável das pessoas vacinadas entre os nossos participantes”, comemora.

Atividades educativas fazem a diferença

Anúncios

Entre as estratégias adotadas pela Visão Mundial, destacam-se a realização de esquetes de teatros e palestras para abordar os mitos e verdades da vacina, distribuição de folhetos e uso de vídeos de animação durante as entregas de benefícios. A assessora técnica de saúde do projeto também realiza treinamentos com a rede de saúde, nos quais aborda algumas das estratégias para contribuir com o aumento da vacinação.

O projeto, que conta com o financiamento do Escritório de Assistência Humanitária (BHA) da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), atende diretamente mais de 5 mil famílias nas cidades de Anori, Anamã, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba, Manaus, Manacapuru, Manaquiri, Novo Airão e Presidente Figueiredo. A cada visita são realizadas coletas de dados sobre os produtos recebidos, condições de vida do beneficiário e atualização do esquema vacinal.

Anúncios

Maria Luiza, de 22 anos, beneficiária de Manacapuru, conta que a palestra da Visão Mundial foi decisiva para se imunizar. “Nas palestras explicaram sobre a vacina, eu estava com muito medo, agora eu já tomei as duas doses, só aguardando a terceira dose”, disse

Facilidade para completar a vacinação

Rafaela Letícia, de 20 anos, aproveitou a facilidade para completar seu esquema vacinal. “Eu aproveitei essa oportunidade. A UBS fica distante da minha casa e já aproveitei para tomar a minha terceira dose”. 

Nesta semana, o projeto realiza atividades em Iranduba, onde a vacinação também está ocorrendo. Os próximos locais a receberem a campanha de incentivo serão Manaus, Manaquiri e Careiro da Várzea e Castanho.

Anúncios

Plano Nacional de Imunizações

A ONG Visão Mundial tem incentivado o Plano Nacional de Imunizações em vários estados brasileiros, a partir da conscientização e informação por meio do papel potencializador dos líderes religiosos, a fim de disseminar comportamentos preventivos, adoção de vacinas e mensagens de esperança nas comunidades. O programa foi viabilizado por uma doação da Baxter International Foundation.

O Brasil é um lugar conhecido mundialmente por ter um programa de vacinação muito forte nas comunidades. Nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Roraima, Amazonas, Rio de Janeiro e São Paulo, a parceria visa alcançar, diretamente, 200 lideranças religiosas e, indiretamente mais de 60.000 pessoas por meio de eventos e veiculação de produtos impressos e digitais com informações atualizadas sobre o cenário da pandemia no país e as principais formas de prevenção, sempre apoiados por profissionais da ciência e da medicina. 

Entre os conteúdos previstos estão folders, vídeos animados, spots e podcasts, com grande potencial de engajamento.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: