Dia Nacional do Livro Infantil: físico ou digital, o importante é embarcar na experiência

Público infantil é o maior consumidor de livros no país

Anúncios

Nessa segunda-feira (18) é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, item indispensável para formação da criança nas escolas e um fiel companheiro na rotina de entretenimento dos pequenos. Um levantamento realizado pelo Instituto Pró-Livro (IPL) em parceria com a Abrelivros, a Câmara Brasileira de Livros (CBL) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), mostrou que crianças de 5 a 10 anos de idade tem o perfil com maior frequência de consumo de livros de literatura. A pesquisa mostra ainda que os pequenos representam 23% da população geral.

Hoje, o consumo de livros atende diversos perfis familiares e da criançada: há quem prefira a experiência clássica dos livros físicos e outros a interatividade moderna dos digitais, estes últimos, segundo dados da SNEL, chegaram a registrar um crescimento de 43% no seu faturamento durante a pandemia.

Anúncios

A gestora educacional e 1ª vice-presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado (Sinepe-MA), Ana Lília, acredita que é preciso oferecer todas as modalidades possíveis nas instituições de ensino como recurso ao desenvolvimento da leitura e respeitar as escolhas individuais. “A proposta de interação que os livros infantis digitais apresentam tem o seu espaço se o objetivo de desenvolvimento da leitura for alcançado. No processo de ensino e aprendizagem muitos hábitos precisam ser revistos e atualizados. Esse é um deles”.

Ana Lília comenta que sempre haverá o interesse pelo cantinho da leitura, seja em casa ou na escola, mas a cada ano é crescente o desinteresse pelos livros físicos, fator que muitas vezes decorre da falta de exemplos no ambiente familiar. Com isso, o livro digital surge como mais uma alternativa para atrair os pequeninos, trazendo uma experiência colorida, cheia de movimentação e recursos de interação que os tornam mais atraentes.

Anúncios

A importância da leitura infantil

A 1ª vice-presidente do Sinepe-MA aponta que são incontáveis os benefícios que a leitura infantil proporciona, como o aumento da concentração, desenvolvimento da compreensão, da criatividade e imaginação, ampliação do vocabulário, da escrita, da fala, além de conhecimento e exercício de sentimentos, emoções e valores.

“Uma criança que lê tem uma visão diferenciada do mundo; é como quem viaja com frequência, ainda que pelo país da imaginação. Isso é espetacular inclusive para sua constituição psíquica”, finaliza Ana Lília.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s