Vinil & Poesia marca a programação do Pátio Aberto do CCVM

Neste último sábado, 23 de abril, foi realizada I Feira Vinil & Poesia, em São Luís (MA). Iniciativa contemplada de projeto aprovado via edital Pátio Aberto 2020, do Centro Cultural Vale Maranhão.

Anúncios

Esta foi mais uma ação do programa Vinil & Poesia, idealizado pela jornalista, produtora cultural e DJ Vanessa Serra, através da VS Comunicação e Cultura que iniciou-se como sarau poético-musical, com desdobramento em edições virtuais com programação musical e entrevistas com poetas, autores e músicos durante a pandemia, e que teve entre os resultados, com a Lei Aldir Blanc, a produção fonográfica de uma coletânea de 14 faixas com expressivos poetas e músicos maranhenses, intitulada “Vinil & Poesia – Volume 1”, gravada em LP pela Vinil Brasil (SP), e disponível também em todas as plataformas digitais.

Agora a Feira Vinil & Poesia é mais um dos propósitos gerados em virtude desse trabalho inédito e independente, que trouxe um ambiente de troca de conhecimentos, momentos de interação e lazer em torno desse universo artístico, onde todos, entre expositores, artistas, DJs, poetas, autores e músicos junto ao público formado por todas as idades, puderam entrar em contato direto e compartilhar experiências; contemplando um dos principais objetivos da Feira Vinil & Poesia, expandir o número de apreciadores da cultura do vinil e da literatura, em especial, a poesia no Maranhão.

Anúncios

Mesmo com o avanço tecnológico que nos apresentou aos cds e, hoje, aos streamings de música, o vinil ainda resiste. Os apaixonados pelo charme das músicas reproduzidas em vitrolas mantêm viva a tradição deste tipo de reprodução fonográfica. Haja vista, notado o interesse e receptividade dada a I Feira Vinil & Poesia ocupando o Pátio Aberto do Centro Cultural Vale Maranhão.

“A Feira foi uma excelente iniciativa para aquecer o mercado de disco de vinil em SLZ, mercado este que já vêm se consolidando em várias cidades do país. Considerando que atualmente o disco de vinil é uma das principais mídias escolhidas pelos artistas para lançar suas músicas, a procura pelos LPs cresce cada vez mais, tanto pela busca por discos recém-lançados quanto pelos antigos discos. Nesse sentido o evento também foi importante para promover o encontro dos vendedores/colecionadores com os consumidores locais”, pontuou Luciano Lápis, funcionário público, e expositor.

Anúncios

Sobre a programação, Luciano acrescentou: Com relação ao Masterclass (com Maurício Capella) foi importante para esclarecer sobre os equipamentos utilizados na reprodução dos discos e método de limpeza e conservação dos LPs. Trazendo informações preciosas, sobretudo, para a nova geração, desde o funcionamento dos aparelhos para proporcionar uma melhor experiência auditiva dos discos.

A poeta Karla Castro disse: “Fui agradavelmente surpreendida por uma enxurrada cultural que há tempos eu não via. Uma deliciosa miscelânea de cores, ritmos, poemas e flores, além de convidados que se confundem com a história da cultura do Maranhão. A Feira Vinil & Poesia extrapolou as expectativas e me remeteu ao aconchego das antigas pracinhas no finalzinho da tarde. Encantou e imbricou democraticamente crianças, jovens e adultos provando que a Arte não tem idade e que tardes de sábado podem ser a melhor programação de uma semana inteira”.

Anúncios

“Essa iniciativa da Feira do Vinil & Poesia  nos mostrou claramente que existe um público apreciador da boa música e da valorização dos poetas da cidade, tudo isso em um ambiente que envolveu música, gastronomia e a comercialização de um produto cada vez mais em evidência que é o vinil, e o que impressiona é saber que o público jovem está aderindo a esse costume outrora esquecido, mas ganhando novos adeptos, foi tudo muito lindo”, opinou Marcos Vinícius, DJ, jornalista e radialista, convidado especial da iniciativa.

“Poesia, música, discotecagens etc e tal.  A I Feira de Vinil & Poesia foi uma grande festa. Que venham outras. O Sebo do CB está prontinho! Viva!”, finaliza o jornalista, escritor, letrista, poeta Celso Borges.

A intenção é ampliar cada vez mais esse espaço, e seguir com edições anuais o projeto, e se desdobrar para outras ações e iniciativas nos bairros e locais por todo o Estado.

Para saber mais: @vinilepoesia.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: