Projeto Criança Feliz comemora seis meses beneficiando crianças da Vila Nova

Iniciativa é patrocinada pelo Grupo Potiguar e pelo governo do Estado via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Projeto investe em balé e em judô para crianças de dois a cinco anos.

Anúncios

Há seis meses, o projeto Criança Feliz tem trazido melhorias para a Creche Nossa Senhora das Graças, localizada na Travessa Bela Vista, na Vila Nova. A ação foi lançada no dia 6 de outubro de 2021, e recebe o patrocínio, via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, do Grupo Potiguar e do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel-MA). A dança e a arte marcial, conforme os professores, acrescentam traços de personalidade nos alunos, e oportuniza o relacionamento em grupo.

“Este projeto proporciona às nossas crianças a inclusão em dois esportes magníficos que é o balé e judô, onde dificilmente, sem esta parceria, elas não teriam condições de participar. Também estimula e incentiva as mesmas pela dedicação e desempenho no âmbito escolar. Logo, este projeto só vem contribuir de forma positiva para o desenvolvimento das nossas crianças, que vivem em uma comunidade tão vulnerável”, informou Arlete Pereira de Silva, que é coordenadora do projeto Criança Feliz da Creche Nossa Senhora das Graças. 

Anúncios

“Eu vi que as crianças gostam do Projeto Criança Feliz, elas estão se desenvolvendo bem. É uma ação bem-sucedida neste primeiro semestre, e que as mães dos alunos sempre nos perguntam se haverá continuidade após um ano. Esperamos que sim, pois as crianças aprendem mais que lutar ou dançar, elas correspondem muito bem, e se tornarão cidadãos mais focados, disciplinados”, declarou a coordenadora da creche, a professora Ana Kerle Nascimento.

Judô

O professor de judô, o sensei Ítalo Antony Campos Nunes, faz parte do time de colaboradores do Projeto Criança Feliz. Ítalo é bicampeão brasileiro de judô, bicampeão sul-americano, ex-integrante da Seleção Brasileira de Base e medalhista pan-americano de judô. “São dez anos de experiência com projetos sociais e eu tenho um carinho enorme pelo Criança Feliz’ O projeto melhorou 100% nosso acesso a recursos para compra de quimonos, participações em eventos de judô, estrutura e alimentação das crianças, nos campeonatos”, informou Ítalo.

Anúncios

A creche, segundo a coordenadora Kerle, tem 60 alunos, de 2 a 5 anos, que estudam em tempo integral. Do total, segundo Ítalo, há 36 fazendo judô, sendo que as aulas ocorrem de quarta-feira a sexta-feira, no período da manhã. “Estamos na segunda turma do Criança Feliz, e a primeira teve um progresso muito bom, que está refletindo para esta segunda. Eu não tenho nenhum trabalho com os meus alunos, eles evoluíram bastante”, destacou Ítalo.

Balé

A professora Alba Raquel Gomes, que tem 25 anos de idade, informou que dá aula de balé desde os seus 15. “Iniciei no balé quando eu tinha 12 anos, por meio de um projeto social. Eu sempre tive muito aptidão, me especializei neste esporte e, nos últimos dois anos, de forma regular, me dedico à creche. É uma maravilha participar do Criança Feliz”, destacou Alba. As aulas de balé ocorrem de segunda-feira à quarta-feira. “Eu gosto muito do balé, quero ser bailarina profissional quando eu crescer”, revelou a estudante Maria Clara Costa Cruz, de cinco anos, e que está no Projeto Criança Feliz, desde que ele foi lançado.

Anúncios

Atualmente, há 29 alunas no balé. “O projeto é um incentivo muito grande, e estamos sempre, também, procurando formas de tornamos a aula interessante, com atividades lúdicas, nas quais precisamos de materiais, e que são comprados pelo Criança Feliz. Desde o lançamento do projeto, as bailarinas evoluíram bastante”, destacou Alba.

Creche Nossa Senhora das Graças 

O local de ensino foi construído em 1989. Em janeiro de 1990, houve a inauguração da unidade de ensino com 50 crianças matriculadas para estudarem nela. O local foi inaugurado com 50 alunos inscritos, sendo que, hoje, há 120. A creche funciona com 14 colaboradores diretos, como professores, cozinheiros e coordenadoras. Os alunos são moradores da Vila Nova e de bairros adjacentes como Anjo da Guarda, Mauro Fecury 1 e 2, e Vila Ariri. 

Anúncios

Associação Beneficente 

A Associação Beneficente de Mães da Vila Nova é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que direciona suas atividades em prol de pessoas carentes, que vivem em situação de exclusão social. A entidade foi fundada no dia 10 de fevereiro de 1985, por mulheres sensíveis à comunidade do bairro que, naquela época, era constituída, em sua maioria, por ex-portadores de hanseníase, quase sempre vítimas de preconceitos.  

No início, a associação organizava campanhas de arrecadação de alimentos, roupas, fraldas e alimentos para a preparação de sopas, para ajudar os ex-portadores de hanseníase e suas famílias. A entidade cresceu, se fortaleceu e realizou metas maiores, como a instalação de uma escola de reforço que, atualmente, está credenciada para ministrar aulas no ensino infantil e fundamental.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: