Conferência estadual marcará o Dia Nacional da Defensoria no Maranhão

A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) realizará, nos dias 19 e 20 deste mês, em São Luís, a I Conferência Estadual. O evento marcará as comemorações no estado do Dia Nacional da Defensoria Pública. Na abertura solene do evento, o defensor-geral do Estado, Alberto Bastos, apresentará o relatório de gestão da instituição nos últimos quatro anos (2018/2022).

Anúncios

A programação acontecerá na nova sede da DPE/MA, que fica localizada na Av. Junior Coimbra, S/N, Renascença II (continuação da rua dos Sapotis, próximo à Escola Reino Infantil), e deverá reunir dezenas de integrantes do Sistema de Justiça, operadores do Direito e estudantes.

No primeiro dia de programação, palestrantes reconhecidos estadual e nacionalmente debaterão sobre o tema “Desinformação e vulnerabilidades”. Serão quatro mesas de discussão: Discurso de ódio e os limites à liberdade de expressão; Normas penais na era da desinformação; Fake News, redes sociais e a desconfiguração do espaço público; e Acesso à Justiça, Defensoria Pública e Democracia. No segundo dia, será realizada uma rodada de conversa com a sociedade civil.

De acordo com a diretora da Escola Superior da DPE/MA, a defensora Elainne Barros, a Defensoria Pública, enquanto instituição vocacionada à promoção e defesa dos direitos humanos, possui um papel essencial no combate à desinformação, o que explica a escolha do tema. “O surgimento de novas tecnologias, a cultura midiática, o baixo letramento informacional no Brasil são alguns dos fatores que levam à disseminação em massa de notícias e informações falsas. Essas discussões da Conferência fomentarão a educação e o letramento informacional, contribuindo para interromper o ciclo de criação e reprodução das ‘fake news’”, destacou. 

Anúncios

Celebração – A I Conferência Estadual da Defensoria Pública do Maranhão integra uma ampla programação na capital e no interior do estado em comemoração ao maio verde, o mês da Defensoria Pública. O Dia Nacional da Defensoria Pública foi instituído pela Lei Nº 10.448 em 9 de maio de 2002.

Desde o dia 3 deste mês, várias atividades vêm sendo realizadas com foco no combate à desinformação, voltadas a idosos, crianças e adolescentes e pessoas privadas de liberdade. Com a Conferência estadual, a programação terá seu ponto alto, potencializando os debates sobre questões atuais que influenciam na atuação defensorial e na vida da população em situação de vulnerabilidade.

21 anos – Além disso, a Conferência marcará ainda a comemoração dos 21 anos da DPE/MA. A Defensoria Pública foi criada com a Constituição Federal de 1988. No Maranhão, teve sua fundação selada com a Lei Complementar Nº 19, de janeiro de 1994. Porém, o órgão somente saiu do papel, sendo efetivamente instalado em abril de 2001, quando os 13 primeiros defensores públicos de carreira tomaram posse.

Anúncios

Ultrapassando as duas primeiras décadas de serviços prestados, a mais jovem instituição do sistema de Justiça, já se tornou referência na defesa e proteção dos direitos dos que mais precisam e das populações vulnerabilizadas. Em média, são realizados cerca de 1.000 atendimentos diários na capital e no interior.

Os atendimentos de assistência jurídica, integral e gratuita, judicial e extrajudicial, a quem não pode contratar um advogado particular são realizados pela equipe de apoio e 218 defensoras e defensores públicos presentes em 60 comarcas, que beneficiam um total de 132 municípios, considerando os termos judiciários.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: