UFMA oferta Especialização em Ciência de Dados aos servidores do TCE

Estão abertas a partir desta segunda-feira (23) as inscrições para o curso de Especialização em Ciência de Dados que tem por finalidade capacitar os servidores do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão em Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

Anúncios

A qualificação será realizada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por intermédio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) e pode favorecer a melhoria dos processos analíticos e de tomada de decisão da Corte de Contas maranhense, contribuindo para a efetividade das ações de controle externo desenvolvidas pela instituição.

A especialização é a primeira atividade resultante do convênio de cooperação técnica em Pesquisa Desenvolvimento e Inovação celebrado entre a UFMA e o TCE. Para o secretário de tecnologia e inovação do TCE, Renan Oliveira, as ferramentas da tecnologia da informação são fundamentais nas atividades de controle externo e contribuem de modo decisivo para sua eficácia. “Com essa especialização, os servidores do TCE serão qualificados em alto nível para que consigam trabalhar de maneira ainda mais eficiente e eficaz com os dados da gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos públicos que são recebidos pela instituição”, afirmou.

Anúncios

Os interessados em participar da Especialização em Ciência de Dados devem fazer sua inscrição gratuita no período de 23/05/2022 a 03/06/2022, exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA, com acesso no endereço eletrônico: https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=L&aba=p-lato.

Para efetuar a inscrição no curso é necessária a seguinte documentação: diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), histórico acadêmico, Carteira de Identidade, CPF e Curriculum Vitae comprovado.

Um total de 50 vagas está sendo disponibilizado para o curso de Especialização em Ciência de Dados. Vinte e cinco vagas para profissionais com perfil de experiência em Tecnologia da Informação e vinte e cinco vagas para profissionais que não possuem experiência em Tecnologia da Informação.

Anúncios

Entre os objetivos da especialização, estão: apresentar e examinar conceitos, princípios, métodos e técnicas em Ciência de Dados e Inteligência Artificial; compreender as diferentes estruturas de bancos de dados, tipos de variáveis e suas escalas de mensuração; entender as razões para a estimação de cada um dos modelos de machine learning; e desenvolver projetos de visualização de dados, bem como construir dashboards.

Embora o público-alvo da especialização seja primordialmente formado por servidores do TCE, as vagas remanescentes poderão ser preenchidas por servidores dos órgãos que integram a Rede de Controle da Gestão Pública no Maranhão, sendo imprescindível que todos sejam graduados em curso superior ou equivalente reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

O curso desenvolverá suas atividades usando as Metodologias Ativas de Aprendizagem como estratégia essencial na execução das disciplinas e terá carga horária de 360 horas, com o acréscimo de 20 horas destinadas aos procedimentos de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Anúncios

O curso de Especialização em Ciência de Dados será realizado, presencialmente, nas dependências da Escola Superior de Controle Externo do TCE (Escex) e o seu início está previsto para o dia 28/06/2022.

As atividades curriculares serão desenvolvidas em dois períodos vespertinos por semana, preferencialmente às terças e quintas e, quando não for possível, às quartas e sextas, totalizando carga horária semanal de 6 h/a, conforme o horário das aulas, que é das 14:00h às 16:30h. A duração do curso será de dezoito meses.

Para o diretor da Escex, conselheiro-substituto Antonio Blecaute Costa Barbosa, a realização do curso de Especialização em Ciência de Dados é mais uma das ações ligadas ao escopo de atuação da Escex que atende à necessidade de permanente atualização das competências e habilidades dos servidores do TCE, como foco na elevação do padrão dos resultados oferecidos à sociedade. “Esse curso será fundamental para a qualificação de nossos servidores e oportunizará o desenvolvimento de processos inovadores de fiscalização no âmbito do TCE”, destacou.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: