Quatro perguntas para fazer antes de adotar um animal de estimação

Além do álcool gel e do home office, outra mudança nos lares brasileiros com a pandemia foi a adoção de animais de estimação. Como uma maneira de driblar a solidão imposta pelo isolamento social, muitas pessoas trouxeram um cão ou gato para dividir a casa. A tendência ficou, ganhou impulso e divulgação nas redes sociais e, atualmente, não é difícil encontrar quem seja tutor de um pet resgatado nos últimos anos. A adoção de animais de estimação, porém, é um processo que deve ser feito com responsabilidade e cautela. Confira abaixo quatro perguntas importantes a fazer se você está pensando em trazer um bichinho para casa.

Anúncios

1.       Todos os membros da família concordam com a adoção?

A médica veterinária do PetMania, Amanda Taylla Lima Silva, explica que é importante saber a opinião de todos na casa, para evitar que o animal deixe de receber os cuidados necessários. “É importante se programar e verificar se você vai ter tempo diário para o seu novo pet, e que todos na casa vão colaborar para que ele tenha espaço para comer, dormir e brincar com segurança”, orientou.

2.       Vou adotar um filhote ou animal adulto?

“Animais adultos geralmente já possuem manias e personalidades formadas e são mais independentes. Já os filhotes podem se moldar de acordo com a rotina dos tutores, mas também demandam mais atenção durante a fase de adaptação”, explicou Amanda Taylla. Novamente, o caso é de se perguntar qual é a sua rotina e o quanto você consegue investir nos cuidados com o bichinho. Uma coisa é certa: ambos darão amor e lealdade em quantidades iguais.

Anúncios

3.       Como está a saúde do animal?

O check-up é uma etapa importantíssima na hora da adoção do seu animalzinho de estimação. “É importante levar ao médico veterinário para ele avaliar o escore corporal, temperatura, frequência cardíaca e glicemia”, enumerou. Assim, você pode saber de antemão se o pet tem alguma condição que vai requerer atenção especializada. Também é importante fazer exames para investigação de ectoparasitas e doenças infectocontagiosas.

4.       O que vou fazer para facilitar a adaptação?

Ao adotar um animal de estimação, é importante ter em mente que, assim como você está se acostumando a ter um novo morador em casa, o pet também está se adaptando ao novo lar. Nesse momento, a dica da médica veterinária é preparar o ambiente. “Enriquecer o ambiente com brinquedos, petiscos, dar carinho e fazer passeios. É essencial também respeitar o espaço do seu pet e, acima de tudo, ter paciência com o momento”, concluiu.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: