APAE de São Luís comemora 30 anos de prestação de serviços na triagem neonatal no Dia Nacional de Teste do Pezinho nessa segunda (06)

O Tete é ofertado pela instituição beneficiando 217 municípios maranhenses

Anúncios

A APAE de São Luís realiza nessa segunda–feira (06), à partir das 8h, uma solenidade em comemoração ao Dia Nacional do Teste do Pezinho e alusiva aos 30 anos de implantação da Triagem Neonatal na instituição.

Na programação, haverá a apresentação e mesa redonda sobre o “Histórico da Triagem Neonatal” na instituição e sua abrangência em todo o estado maranhense. Há 30 anos a APAE de São Luís se mantém como uma referência na Triagem Neonatal.

Será também um momento de homenagens aos parlamentares apoiadores dos serviços prestados por essa entidade filantrópica, através da destinação de emendas parlamentares, que contribuíram para a manutenção dos serviços realizados no Setor do Teste do Pezinho da APAE de São Luís, que beneficia pessoas dos 217 municípios do Maranhão. E a recepção dos convidados será feita pelos integrantes do Bumba-Boi Mimoso da APAE de São Luís, que promete encantar a todos com seu sotaque de orquestra.

Anúncios

O Teste do Pezinho

Obrigatório por lei em todo o território nacional, a Triagem Neonatal, popularmente conhecida como Teste do Pezinho, é um conjunto de exames feitos para detectar precocemente algumas alterações metabólicas e genéticas congênitas, que podem trazer graves problemas para a criança, como o retardo mental e problemas respiratórios. Esse diagnostico é essencial para que as medidas necessárias possam ser tomadas em benefício do melhor desenvolvimento do bebê. E todos os distúrbios detectados pelo Teste do Pezinho são passíveis de tratamento com sucesso, desde que diagnosticados precocemente.

Esse exame ficou popularmente conhecido como Teste do Pezinho porque a coleta de sangue é feita no calcanhar do pezinho do bebê. A coleta é um procedimento simples e que não traz riscos para a criança.

O Ministério da Saúde orienta que esse exame seja realizado entre o terceiro e o quinto dia de vida ou o mais breve possível. O Teste do Pezinho realizado pela APAE São Luís é gratuito, e totalmente financiado pelo SUS.

Anúncios

Em 2001, a APAE de São Luís foi habilitada pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência Estadual em Triagem Neonatal – SRTN – na Fase I (Exames de Hipotireoidismo Congênito e Fenilcetonúria) e habilitada, em 2002 na Fase II (Exames   de    Hipotireoidismo Congênito, Fenilcetonúria e Hemoglobinopatias). Em2012, foi habilitada na Fase III (Fibrose Cística) e em 2014 foi habilitada na Fase IV (Hiperplasia Adrenal Congênita e Biotinidade).

Através de convênio com o Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão e as Secretarias Municipais de Saúde, a APAE São Luís conta com o apoio de uma extensa rede de coleta, composta por postos de saúde e hospitais, para que o exame seja oferecido gratuitamente a toda a população maranhense.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: