Lançamento do e-book do TJMA sobre diversidade ocorrerá nesta sexta-feira (10)

Os lançamentos do e-book “Diversidade, antidiscriminação, estudos, contextos e vivências” e do projeto “Diálogos Plurais” ocorrerão nesta sexta-feira (10), às 19h, no auditório da faculdade Estácio. O livro, em formato digital, é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Comitê de Diversidade, em parceria com a Escola Superior de Magistratura do Maranhão (Esmam).

Anúncios

 A abertura do “Diálogos Plurais”, em parceria com o Núcleo de Prática Jurídica e com a Coordenação do Curso de Direito da Estácio São Luís, será com o psicólogo Rômulo Mafra, a juíza Marcela Lobo e o professor Carlos Wellington, que abordarão temas referentes aos eixos de atuação do Comitê de Diversidade. O projeto também ocorrerá na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), nos dias  24 e 27 de junho, respectivamente.

O e-book é composto por 16 artigos, que foram selecionados de acordo com o edital lançado em 2021.  As inscrições ocorreram no período de julho a outubro de 2021. Voltado para o público externo, a chamada de artigos contemplou as áreas de trabalho do Comitê com os temas  – racismo, sexismo, lgbtfobia, etarismo, capacitismo e gordofobia.

O conteúdo foi licenciado com Creative Commons e Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que operam na política de acesso aberto (open access) na disseminação de conteúdos de estudos e de pesquisas confiáveis em todo o mundo. 

Anúncios

PERFIS DOS PARTICIPANTES

Rômulo Mafra

Graduado em psicologia há mais de uma década, é especialista em saúde mental, atenção psicossocial, tratamento de psicoativos, políticas públicas e mestrando em ciências da educação.

Atua há 11 anos no sistema prisional com programas de Ressocialização. É psicólogo clínico, expandindo sua atuação para projetos de inclusão, diversidade e cultura. Ele é sócio e diretor de RH do instituto Da cor ao Caso, plataforma de diversidade e letramento racial.

Juíza Marcela Lobo

Formada em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (2006), é juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Maranhão (2009); titular da 3ª Vara Criminal de Caxias; e tutora de cursos pela Esmam e pela ENFAM. Além disso, é especialista em Teoria e Prática da Decisão Judicial; mestre em Garantismo e Processo penal pela Universidade de Girona, Espanha (2020); e mestranda em Direito e Poder Judiciário pela ENFAM.

Anúncios

Carlos Wellington Soares Martins

É bibliotecário da Diretoria Integrada de Biblioteca (DIB) da UFMA. Também é doutor em Políticas Públicas; conselheiro Estadual LGBTI+ do Maranhão; e membro do Observatório de Políticas Públicas do Maranhão.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s