Organizações sociais do Maranhão podem se inscrever em edital que irá distribuir acervos literários

O objetivo é contribuir para a ampliação dos livros ofertados por projetos que desenvolvem ações de leitura

Anúncios

O Itaú Social começou a receber desde a segunda-feira (13), as inscrições para o Edital Acervos Literários, com o propósito de contribuir para a expansão dos livros ofertados pelas OSCs (organizações da sociedade civil) que promovem iniciativas em prol da democratização do acesso à leitura entre crianças, adolescentes, jovens e adultos.

As organizações poderão receber, de forma gratuita, até dois acervos distintos com 50 títulos cada (infantil e juvenil-adulto). Com base na qualidade da educação, número de organizações da sociedade civil por município e contexto social de vivência, o edital priorizará 204 municípios para receberem os títulos. É possível conferir a lista destas cidades no edital.

As inscrições podem ser realizadas no site itausocial.org.br/editais, até o dia 1º de julho, às 18 horas (horário de Brasília).

Anúncios

“Apesar do acesso à leitura e literatura de qualidade ser um direito de todo o cidadão, sabemos que esta ainda não é uma realidade em nosso país. Diante disso, o Edital Acervos Literários traz uma oportunidade para que organizações da sociedade civil ampliem e diversifiquem seu acervo, além de qualificar seus projetos de leitura com crianças, adolescentes e jovens do território, incentivando a formação e ampliação de repertório dos leitores deste país”, explica a coordenadora de Engajamento Social e Leitura, Dianne Melo.

O edital será composto pelas etapas de inscrição, seleção e formação. As OSCs selecionadas serão convidadas a participar do percurso formativo Leitura e Escrita, disponível no Polo, ambiente de formação do Itaú Social. Só receberá o acervo literário a iniciativa que concluir um dos cursos:

●       Infâncias e leituras: o percurso foi construído em conjunto com o Laboratório Emília de Formação. Tem carga horária de 20 horas e incentiva as práticas de leituras do adulto para e com a criança como oportunidade de fortalecer vínculos e participar ativamente na educação desde a primeira infância;

Anúncios

●       Mediação de leitura para juventude: seu conteúdo aborda o protagonismo e pensamento crítico, ações para literatura, plataformas de leitura, biblioteca para jovens, cidadania e construção de identidades por meio da literatura, e a mediação de leitura. A formação tem duração de dez horas e também conta com a parceria do Laboratório Emília de Formação.

O representante da OSC terá até o dia 1º de agosto para apresentar o certificado de conclusão de um dos dois cursos para receber o acervo com 50 livros infantil ou juvenil-adulto. Posteriormente, o Itaú Social pretende monitorar e avaliar a qualidade e a efetividade das ações das organizações selecionadas.

Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: acervosliterarios@ficas.org.br  ou pelo WhatsApp (11) 95194-7857.

Anúncios

Polo

O Polo oferece mais de 40 cursos voltados aos profissionais da educação e representantes de OSCs com o objetivo de promover a aprendizagem contínua sobre os principais desafios da educação, além de disponibilizar estudos e artigos sobre o ensino público do Brasil. A plataforma é gratuita, para ter acesso aos seus conteúdos basta realizar o cadastro no site: polo.org.br.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s