Arraial no Parque da Juçara começa nesta quinta-feira (16)

Mais um tradicional espaço cultural do Maranhão será palco de diversas atrações neste São João: o Parque da Juçara, que recebeu serviços recentes do Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM). A programação começa nesta quinta-feira (16), às 18h, e tem como um dos pontos altos a apresentação do Bumba-meu-boi de Maracanã.

Anúncios

As atrações culturais contarão com um novo espaço reformado no Parque, que é composto de área central e arquibancadas laterais. Além disso, há os tradicionais quiosques, onde serão comercializadas comidas típicas e bebidas. 

Segundo o presidente da AGEM, Leônidas Araújo, a revitalização do Parque da Juçara foi uma determinação do governador Carlos Brandão diante da importância cultural do espaço e do período em que esteve fechado por conta da pandemia de Covid-19. “Aqui acontece a Festa da Juçara, uma das mais tradicionais do Maranhão, que mobiliza pessoas de várias cidades e ajuda a movimentar a economia da comunidade. Além disso pode e deve ser utilizado em outras épocas do ano, como o que irá acontecer neste São João”, afirmou.

Para Maria de Jesus Assis Marques, as festividades irão permitir uma retomada das atividades de forma a atender às expectativas dos moradores e comerciantes. “Estamos todos prontos para esse período de festa, com cardápios montados para agradar a todos os visitantes, após esses dois anos de sufoco e de tristeza por vermos nosso espaço cultural fechado”, disse.

Anúncios

Para ela, que é conhecida no local como Dona Cotinha e foi a primeira presidenta da Associação dos Amigos do Parque da Juçara, esses serviços iniciais realizados pelo Governo do Estado foram fundamentais, pois, além dos problemas que já existiam no espaço, outros foram surgindo nesses dois anos de fechamento. “Agora podemos ver que nosso Parque está adequado para receber grupos culturais e visitantes, com quiosques reformados para que possamos comercializar nossos produtos”, destacou. 

Serviços

O Parque da Juçara estava recebendo serviços de revitalização há alguns meses. Com a chegada do São João, foi definido que o espaço seria um dos locais de apresentações juninas. Para isso, foi necessário que o cronograma de serviços realizados pela AGEM fosse adequado de forma a atender às demandas de instalação de um arraial, tais como drenagem; reforma de barracas; pavimentação com brita; adaptação de área para estacionamento; reforma de palco; iluminação e sinalização. A área total abrangida foi de 14.276,75m². 

Anúncios

Mais benefícios

Além dos trabalhos na área do Parque da Juçara, o governador Carlos Brandão determinou à AGEM que fossem realizadas melhorias no Barracão do Boi de Maracanã, que receberá serviços no piso, no telhado, bem como nova pintura. A Capela, localizada próxima ao Barracão e que atualmente está deteriorada, sobretudo na parte interna, também está sendo revitalizada para abrigar o Museu de Humberto de Maracanã.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s