Forró, cacuriá e bumba boi marcam o São João do Maranhão na Vila Embratel e Maracanã

Noite de arrasta pé e muito molejo na programação do São João do Maranhão nos arraiais da Vila Embratel e do Parque da Juçara (Maracanã), na quinta-feira (16). Grupos de bumba boi e danças folclóricas animaram o público com suas apresentações. A agenda junina prossegue até julho com uma série de atrações em diversos bairros das cidades que compõem a Grande Ilha e também no interior maranhense, executada pelo Governo do Estado, sob coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

Anúncios

O presidente da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), Leônidas Araújo, destacou a programação que alcança todos as regiões maranhenses, tanto zona urbana, quanto zona rural. “Uma determinação do nosso governador Carlos Brandão, que sempre foi atencioso com as manifestações culturais de nosso estado e determinou que não faltasse agenda na zona rural e incluímos o Parque da Juçara. Este espaço tem um significado muito grande para a comunidade do Maracanã e teria que constar nesse momento do grande São João do Brasil. Da mesma forma, os diversos arraiais que chegam a todos os maranhenses, na capital e interior”, ressaltou.

No palco do Arraial da Vila Embratel, o público acompanhou o grupo Forró do Meu Jeito, Dança Portuguesa Talentos e Encantos de Portugal, Pela Porco do Riacho Seco e show do cantor Boscotô. Quem prestigiou, parabenizou a organização e a variedade de atrações juninas. 

Para o serralheiro José Domingos, o momento está sendo especial e merecido aos maranhenses. “Foram dois anos sem festa de São João e, agora, voltou com tudo. A organização está de parabéns. O festejo está seguro, dá para trazer a família e brincar à vontade”, disse ele, que estava no arraial acompanhado da família.

Anúncios

A vendedora de bebidas Cleudilene Soares Madeira mostrou otimismo com o festejo. “Temos que agradecer a Deus, pois estávamos sem nosso festejo junino e temos agora essa bela programação. As vendas estão muito boas, estou vendendo bastante e me divertindo também”, afirmou.

O músico Gleibson, do Grupo Forró do Meu jeito, que tem se apresentado em diversos arraiais, parabenizou a organização e a contemplação da cultura maranhense. “A gente agradece ao Governo do Estado por proporcionar esse show e nosso grupo traz o autêntico forró pé-de-serra, valorizando a cultura do Estado. Esse São João veio para resgatar e valorizar ainda mais essa cultura, considerando que, por conta da pandemia, foram dois anos sem festejo, e muita gente não exerceu seu trabalho. Agora, estamos levando essa alegria ao público, esse belo festejo de São João para todas as famílias”, disse. 

Nesta sexta-feira (17), a agenda do Arraial da Vila Embratel conta com Forró Chá de Catuaba, Dança Portuguesa Forasteiros Country, Quadrilha Fogueira Viva e Bumba Meu Boi Encanto da Ilha.  

Anúncios

Parque da Juçara

Já no Arraial do Parque da Juçara, a animação ficou por conta do Tambor de Crioula Dominador da Ilha, que abriu a noite de apresentações, seguido pela Quadrilha Junina Mexe-Mexe, Cacuriá do Jhon e show do cantor Roberto Ricci. Fechando a programação, a amostra dos ritmos maranhenses com o grupo São João do Piaçaba e Boi de Maracanã. 

Integrante do grupo Piaçaba, Antônio Dantas destacou a segurança e a diversidade da programação. “Maravilha a programação do Parque da Juçara e parabéns ao secretário da Cultura e ao Governo do Estado por proporcionar o melhor São João do Maranhão, porque, quem faz o melhor São João somos nós. Só temos a agradecer pelo retorno dessa festa e pela oportunidade que é garantida a todos que participam”, disse. 

“O Arraial do Parque da Juçara estava de muita qualidade, muito bom para trazer a família e eu aconselho que venham curtir a programação que é tudo de bom”, disse o morador Jonas Cardoso.

Anúncios

Nesta sexta-feira (17), a programação do Arraial do Parque da Juçara terá Tambor de Crioula Tijupá, show de Alessandra Loba, Bumba Boi Upaon Açu, Cacuriá Filhas Herdeiras, quadrilha Asa Branca e Boi de Apolônio da Floresta. 

Capital

Em São Luís, o São João do Maranhão 2022 contará com atrações na Nauro Machado (até 3 de julho), Ipem (até 10 de julho), zona rural, Shopping da Ilha, Ceprama, Vila Palmeira (até 2 de julho), Cidade Operária, Maiobão, Santo Antônio, Lagoa da Jansen, área Itaqui-Bacanga e Convento das Mercês. Durante os dois meses de festejo, serão mais de 500 atrações e mais de 20 arraiais espalhados pelo estado, reunindo o público e visitantes para comemorar o maior São João do país. 

Segurança reforçada

Anúncios

Para o maior São João da história do Maranhão, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) preparou um forte esquema de segurança. O objetivo é garantir a tranquilidade durante os dois meses de festa. Está a postos policiamento a pé, motorizado e montado, além de blitz educativa, operações da Lei Seca, delegacia móvel, operações da Polícia Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros nos arraiais.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: