Vivendo Normalmente Com ENDOMETRIOSE

A cantora Anitta recentemente em uma entrevista, declarou que sofre há 9 anos com endometriose e terá que passar por uma cirurgia para amenizar os efeitos da doença em seu corpo. A cantora afirmou que sofre de dores fortíssimas é que vive a base de medicamento, e muitas das vezes fica imersa na banheira com água quente até passar. A mesma afirmou que só descobriu porque uma médica, amiga fez ela fazer uma ressonância.

Anúncios

Fortes cólicas menstruais, dor pélvica, TPM intensa, incômodo na relação sexual, alterações intestinais, Massa abdominal palpável; Dor para evacuar ou urinar; Distensão abdominal; dor na região lombar e dificuldade para engravidar são alguns dos principais sintomas da doença.

Endometriose é uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal.

O que é endometriose?

Anúncios

O endométrio é a mucosa que reveste o útero internamente. É a camada que descama durante a menstruação e é reconstruída no ciclo seguinte para receber uma possível gestação. A endometriose é o aparecimento e crescimento de endométrio fora do útero.

A endometriose no ovário pode acometer os ovários superficialmente ou ocasionar os cistos de endometriose ovariana, conhecidos como endometriomas ou cistos chocolate. É a forma menos dolorosa da endometriose.

Causas

As causas da endometriose ainda não são totalmente esclarecidas e acredita-se que a origem é multifatorial.

Anúncios

Diagnóstico

A suspeita diagnóstica é clínica, feita através da história e exame físico e ginecológico em um laboratório especializado, confirmado por exames de imagem, biópsia, videolaparoscopia e identificação das células endometriais na avaliação citológica, ultrassom pélvico, o mapeamento de endometriose e a ressonância magnética, são os exames de imagem que podem identificar a presença de focos de endometriose.

Endometriose e gravidez

A endometriose está associada à infertilidade em algumas mulheres. Porém, mulheres com endometriose podem engravidar de forma espontânea ou através de tratamentos assistidos. 

As gestantes com endometriose não necessariamente têm uma gestação de risco, pois a endometriose reduz sua atividade em virtude dos hormônios.

Anúncios

A cirurgiã dentista e influenciadora digital Dra. Bruna Conde engravidou após sua cirurgia de endometriose. “Descobri a endometriose após anos, pois era assintomática, não tinha dor e nem incomodo, até que um dia deu sinal com um leve incomodo ao urinar e era só quando estava menstruada. Sou antenada e fui atrás de médicos especializados e exames (avançados) aí descobri que o meu problema estava na bexiga, era endometriose profunda e precisava resolver de forma cirúrgica. Minha cirurgia foi um sucesso, pois estava na mão de uma equipe multidisciplinar atualizada maravilhosa, fiz por cirurgia robótica com mínima invasão e boa cicatrização. Tive apoio total da família. Além disso meu marido sempre me colocava lá em cima. Tive uma rápida recuperação, fiquei sem dores após a cirurgia. Tentei engravidar logo em seguida mas somente após 2 anos consegui. Agradeço todos os dias por ter minha filha nos braços e estar saudável.” conta Bruna Conde.

Vale ressaltar a importância para todas as mulheres de ficarem atentas aos sinais do corpo, dores fortes, incômodos na relação sexual, problemas para urinar, dificuldade para quem quer engravidar, nada disso é normal e exige uma atenção para buscar um especialista e realizar exames. É sim possível levar uma vida normal tendo endometriose, com tratamentos e os cuidados necessários para você.” finaliza Bruna Conde.

Anúncios

Mais sobre Bruna Conde:

Dra. Bruna Conde – Dentista Antenada:

Cirurgiã Dentista.

CRO SP 102038

“Sou uma dentista antenada e busco estar ligada em tudo o que faz bem para a nossa saúde.”

Há mais de 10 anos de formada, no mínimo 6000 sorrisos realizados, Dra Bruna Conde é especialista e em frequente atualização. Realiza pessoalmente todos os tratamentos listados em seu consultório através de protocolos baseados em evidência clínica e científica através do largo convívio social de pacientes, mestres renomados e profissionais da área da saúde que visam o tratamento multidisciplinar. Conhecida por ter uma postura humana, detalhista, visão do paciente como um todo, acolhedora com humor e risada única.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: