Dia 08 de agosto é o Dia Mundial do Pedestre

A Procondutor, empresa especializada em educação para trânsito que produz conteúdo para reciclagem e aprimoramento de motoristas preparou dicas para a segurança dos pedestres

Anúncios

Comemorado em todo o mundo no dia 08 de agosto, o Dia do Pedestre é uma data que deve ser lembrada principalmente pelo cuidado que motoristas, motociclistas e ciclistas devem ter com quem está a pé e divide o espaço nas ruas. Segundo dados do Ministério da Saúde, 19% das mortes no trânsito brasileiro são de pedestres, e para diminuir essa estatística, assim como os condutores, os pedestres precisam ter alguns cuidados para garantir maior segurança.

Apesar da fragilidade e preferência, os pedestres também têm deveres e precisam cumprir as regras de trânsito. São eles e os motociclistas que dominam as estatísticas de óbitos em acidentes de trânsito, por isso, é um elo importante que precisa ter atenção às normas de segurança. Respeitar as leis de trânsito é uma obrigação tanto para o condutor do veículo, como para os pedestres.

Anúncios

Essa data foi escolhida porque foi nesse dia no ano de 1969 que os Beatles atravessaram uma faixa de pedestres com o objetivo de tirar uma foto para a capa de um dos discos da banda e que ficou reconhecida mundialmente.

Dicas para a segurança dos pedestres no trânsito

– O pedestre deve evitar o uso de fones de ouvido e aparelhos celulares enquanto anda. As condições de visão, audição e reflexos são fundamentais para a segurança.

– O trânsito é um ambiente coletivo, por isso, é necessário manter a atenção tanto nos carros como em outros pedestres.

Anúncios

– Olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, mesmo que a via seja de mão única e que tenha faixa de pedestre e antes de seguir, certificar de que o motorista está vendo o pedestre.

– Usar sempre a faixa ou passarela, quando não for possível, procurar um trecho de onde se possa ver as duas esquinas mais próximas ou tenha boa visão da via. O importante é sempre buscar alternativas seguras.

– Evitar passar pelo meio dos carros no semáforo ou passar por trás de ônibus.

Anúncios

– Respeitar a sinalização e andar sempre pela calçada. Fundamental não ter pressa para atravessar.

– Em estradas ou vias sem calçadas, o ideal é caminhar de frente para o tráfego, no sentido contrário aos veículos.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: