Lula sobe 4 pontos e chega a 45% das intenções de voto, aponta pesquisa BTG/FSB

Desistência e apoio de André Janones impulsionaram petista, que subiu 4 pontos percentuais no 1º turno

Anúncios

Pesquisa divulgada pela FSB Comunicação nesta 2ª feira (15.ago.2022) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 45% das intenções de voto no 1º turno das eleições presidenciais de outubro. O presidente Jair Bolsonaro (PL), registra 34%. Enquanto o petista cresceu 4 pontos percentuais desde o último levantamento –de uma semana atrás–, o chefe do Executivo manteve a pontuação registrada na última pesquisa. Eis a íntegra da pesquisa (2 MB).

A pesquisa realizou 2.000 entrevistas de 12 a 14 de agosto de 2022. Está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00603/2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%. Custou R$ 128.957,83 e foi paga pelo banco BTG Pactual.

Anúncios

Na sequência, vêm:

  • Ciro Gomes (PDT), com 8%;
  • Simone Tebet (MDB), com 2%;

Pablo Marçal (Pros), José Maria Eymael (DC), Felipe D’Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP) e Roberto Jefferson (PTB) não pontuaram.

Eleitores indecisos somam 2%, brancos e nulos são 1% e nenhum dos candidatos, 5%.

2º TURNO

Na simulação de um 2º turno entre Lula e Bolsonaro, Lula venceria com 53% dos votos e Bolsonaro ficaria com 38%.

Anúncios

Se o embate for entre Lula e Ciro, o petista venceria por 50% a 29%. No cenário entre o ex-presidente e a senadora Simone Tebet, o placar é de 54% para Lula contra 26% para Tebet.

Já se Bolsonaro passar para a 2ª etapa com Ciro, o candidato do PDT venceria a disputa por 47% a 39%. Numa disputa entre Bolsonaro e Tebet, o presidente venceria com 42% contra 40%.

PODERDATA

A última pesquisa PoderData realizada de 31 de julho a 2 de agosto de 2022 mostrou maior estabilidade no quadro para a sucessão presidencial e confirmou a preferência pelo petista. Lula registrou 43% das intenções de voto no 1º turno, enquanto Bolsonaro marcou 35%. Os demais candidatos, juntos, somaram 15%.

Anúncios

Ciro registrou 7% das intenções de voto e Tebet, 4%. Janones –que desistiu da candidatura para – teve 2%, enquanto Eymael e D’Ávila tiveram 1% cada. Os outros nomes testados não tiveram menções suficientes para pontuar.

A pesquisa PoderData foi registrada no TSE em 29 de junho. A lista de nomes testados refletia o cenário mais provável à época. Além de Janones, Luciano Bivar (União Brasil) também deixou a disputa. No seu lugar entrou Soraya Thronicke (União Brasil).

Anúncios
Anúncios

No 2º turno, a diferença entre os 2 candidatos que lideram as pesquisas ficou em 10 pontos segundo a última pesquisa PoderData, contra 12 p.p. na pesquisa FSB, dentro da margem de erro.

Anúncios

AGREGADOR DE PESQUISAS

Anúncios

Poder360 mantém acervo com milhares de levantamentos com metodologias conhecidas e sobre os quais foi possível verificar a origem das informações. Há estudos realizados desde as eleições municipais de 2000. Trata-se do maior e mais longevo levantamento de pesquisas eleitorais disponível na internet brasileira.

O banco de dados é interativo e permite acompanhar a evolução de cada candidato. Acesse o Agregador de Pesquisas clicando aqui.

As informações de pesquisa começaram a ser compiladas pelo jornalista Fernando Rodrigues, diretor de Redação do Poder360, em seu site, no ano 2000. Para acessar a página antiga com os levantamentos, clique aqui.

Por Poder360

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: