“Gerude em Baudelaire” no Sarau Vinil & Poesia

Nesta quinta-feira (18), tem edição Sarau Vinil & Poesia que recebe como convidado especial, um dos artistas de maior referência no cancioneiro popular do Maranhão, o cantor e compositor Gerude.

Anúncios

Autor das emblemáticas Tempo de Guarnicê, Jamaica São Luís, e outras dezenas parcerias de sucesso; nesta ocasião, Gerude vai apresentar um repertório exclusivo, na levada de poemas musicados por ele, em versões inéditas. “Estarei de corpo e alma, absolutamente, por inteiro.”, adiantou Gerude.

O pai da tradição moderna da poesia, Charles Baudelaire, e a peça-chave para o Neoconcretismo no Brasil, vindo da Geração de 1945, Ferreira Gullar, serão suas principais referências. Assim como, os maranhenses Bandeira Tribuzi e Nauro Machado, junto a Luís Lobo (Lobo da Siribeira), Roberto Kenard, Fernando Abreu, Celso Borges, Eloy Melônio e Luís Augusto Cassas. “Baudelaire é referência para todo mundo, muita gente bebeu da fonte dele, tem poemas profundos e reflexivos. Tenho uns três poemas dele que musiquei”, ressaltou. Interpretações de Florbela Espanca e Cecília Meireles também não irão faltar nessa noite ímpar.

Anúncios

“O poeta Luís Lobo (Lobo da Siribeira) foi importantíssimo pra mim. Um dos primeiros em que fiz parceria, as músicas foram gravadas no meu segundo LP, Brasil Marginal. É um poeta instigante, o conheci através de Tutuca Viana, e através desse convívio a interação foi perfeita, fantástica”, falou.

Pra adiantar um pouco do repertório de Gerude em Baudelaire, a música Barroca, poema de Luís Augusto Cassas, gravada no CD “De Cima” é uma das escolhidas para integrar o Sarau Vinil & Poesia. Entre as músicas inéditas estão: Subversiva (Gerude e Ferreira Gullar), Falar (Gerude e Ferreira Gullar); Um instante (Gerude e Ferreira Gullar), Pele e Osso (Gerude e Bandeira Tribuzi), Enguiço (Gerude e Nauro Machado), Música (Gerude e Charles Baudelaire), Unissex (Gerude/Jorge Thadeu/Celso Borges), Quando eu tiver 70 anos (Gerude e Paulo Leminski) e Tempos Súbitos (Gerude e Roberto Kenard).

Anúncios

“O poema desperta a música em você. A música, muitas das vezes, está ali clamando no meio das métricas, dos fonemas…Eu gosto quando o poema canta pra mim”, completa Gerude.

“Gerude em Baudelaire” no Sarau Vinil & Poesia, acontece nesta quinta-feira, 18, às 20h, no Soul Lounge SLZ – Av. Litorânea. Discotecagem e apresentação: Vanessa Serra.
Couvert antecipado: R$ 15, através do WhatsApp 98 99177 2593. Na hora R$ 20.

Vinil & Poesia – É um programa idealizado e apresentado pela jornalista e DJ Vanessa Serra, que teve início em dezembro de 2019. Durante a pandemia, ocorreu em forma de live recebendo a participação de grandes poetas, escritores, músicos e artistas maranhenses; a iniciativa teve projeto aprovado em edital SECMA, 2020, e com recursos da lei federal Aldir Blanc foi lançado o LP “Vinil & Poesia – Vol. 1”, uma coletânea musical e poética também disponível em todas as plataformas digitais. O disco foi um dos vencedores do Prêmio Papete 2021. Em 23 de abril desse ano, também foi realizada a I Feira Vinil & Poesia, através do programa Pátio Aberto, Centro Cultural da Vale Maranhão, reunindo na programação, masterclass, recital, discotecagem e stands de venda e troca de discos e livros.

Anúncios

Vanessa Serra alia os sentidos e a bagagem profissional como jornalista, produtora cultural e DJ nativa de São Luís do Maranhão. Ela é um dos nomes mais fortes da discotecagem do vinil no Estado, dos últimos seis anos para cá. Já marcou presença em várias cidades do Maranhão, e em outras ocasiões em São Paulo – SP, uma delas, a Virada Cultural 2019, a convite do Festival BR 135. Recentemente, participou dos três dias do Festival Zabumbada, onde ganhou a persona La Sierra.

Além do Vinil & Poesia, ela realiza a live Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras, todas as manhãs de domingo, com início às 7h, através do Instagram e da plataforma Twitch, integrando o coletivo nacional Uh!Manas TV. Sua história na produção cultural teve início em 2000, com o projeto de Choro “Tonico e Outros Bambas” entre outros feitos.

Anúncios

Fortaleça a produção cultural independente!

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: