Ex-reitores e ex-reitoras de universidades públicas assinam “Carta pela Democracia”

Em manifesto, profissionais apoiam a eleição do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Anúncios

Mais de 120 ex-reitores e ex-reitoras de universidades públicas do país, entre eles a coordenadora do centro Sou_Ciência e ex-reitora da Unifesp, Soraya Smaili, divulgaram ontém a Carta pela Democracia, em apoio à eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O manifesto foi lido no ato da Universidade de São Paulo, que contou com a presença de Fernando Haddad e de Lula.

Cita que o Brasil tem hoje 68 universidades federais, sem contar institutos federais de ensino técnico e tecnológico, sistema este constituído a partir de um trabalho de décadas, que passou por diversos governos – alguns com mais apoio e outros menos – e que vive hoje um de seus piores momentos.

Painel divulgado recentemente pelo Sou_Ciência e o Instituto Serrapilheira, compilou e analisou um levantamento sobre o financiamento das universidades federais ao longo dos últimos anos, e mostrou a derrocada que estas instituições sofreram, com mais de 50% de queda nos recursos de custeio e de 96% nos recursos de investimentos.

Anúncios

Na Carta pela Democracia, os ex-reitores e ex-reitoras, afirmam que o país vive hoje uma atmosfera de ameaça, mas também de muita esperança:

“Diante de um contexto de ataques à nossa democracia e ao que conquistamos como Estado Democrático de Direito, é necessário, mais do que nunca, nos posicionarmos. Temos fé e confiança na possibilidade de uma grande aliança nacional, transpartidária, em torno de interesses comuns à maioria do nosso povo. Queremos a pluralidade de ideias e a tolerância de todos os credos, a civilidade e a solidariedade humana, e lutaremos pelo fim das perseguições e discriminações contra os que pensam de formas distintas e são diferentes. Queremos uma sociedade construída segundo os preceitos mais elevados da humanidade e com dirigentes democraticamente escolhidos, capazes de valorizar a Educação, a Saúde, a Ciência, a Paz, sempre em defesa da Vida”.

Anúncios

O manifesto lembra que, nos últimos dois anos e meio, as universidades públicas realizaram milhares de ações em mais de 500 municípios, dando cobertura a mais de 40 milhões de pessoas, como demonstram os dados do painel do SoU_Ciência. Ações que incluíram desde as pesquisas sobre vacinas e métodos diagnósticos e tratamentos, como também o atendimento de comunidades mais vulneráveis, o combate à fome e à pobreza, além das ações de comunicação para combater as notícias falsas que tornaram ainda mais letal essa doença avassaladora

“É com este intuito que ex-reitores e ex-reitoras aqui presentes manifestam seu apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República em 2 de outubro de 2022. Por essa razão, nos agregamos a inúmeras entidades da Sociedade Civil, coletivos, brasileiros e brasileiras que, juntos e juntas, estão convocados a atuar vigorosamente no processo eleitoral para construir a vitória da única candidatura capaz de enfrentar e vencer as forças retrógradas e antidemocráticas e abrir uma nova etapa histórica de diálogo para o futuro democrático da nação”, diz trecho do manifesto.

Anúncios

Veja integra da Carta pela Democracia e ex-reitores que assinaram o manifesto:

https://docs.google.com/document/d/1IABi5hYrSwZkqgeJeDaXsBeR4cXEVe7S/edit

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: