Obesidade: Entenda os Principais Motivos que te Impedem de Perder Peso

O Brasil atinge maior prevalência de obesidade em adultos nos últimos 13 anos, o percentual cresceu mais de 67%,8.

Anúncios

Segundo estudos da Charity Comission do Reino Unido, a obesidade desbanca o cigarro como a maior causa de câncer.

Obeso ou sobrepeso?

Tanto o sobrepeso quanto a obesidade se referem ao acúmulo excessivo de gordura corporal. O que difere os dois conceitos é a quantidade desse excesso e, consequentemente, a gravidade. O sobrepeso está relacionado a um percentual menor quando comparado à obesidade, que tem a quantidade de gordura maior, superior à probabilidade de impactar na saúde como um todo.

Anúncios

O médico nutrólogo Dr. Ronan Araujo explica que a principal causa da obesidade é o desequilíbrio energético a longo prazo entre as calorias consumidas e as calorias eliminadas. A modificação da dieta pode prevenir, tratar ou aliviar alguns dos sintomas associados a essas doenças. “É importante fornecer aos pacientes recomendações dietéticas simples para aumentar a probabilidade de implementação bem-sucedida. Isso inclui aumentar a ingestão de vegetais, frutas e fibras, consumir fontes de proteína magra para aumentar a saciedade, evitar ou limitar severamente alimentos altamente processados e reduzir o tamanho das porções.” indica o médico.

A obesidade é considerada uma doença crônica, sendo o resultado do balanço energético positivo entre a síntese de gordura (lipogênese) e a degradação (lipólise), devido a um descontrole na ingestão de calorias em relação ao gasto energético. Porém, por ser multifatorial, a obesidade sofre influência de fatores combinados como hereditariedade, meio ambiente, hábitos e fatores socioculturais.

Anúncios

“Sobrepeso e obesidade constitui o sexto fator de risco mais preocupante das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), pois está associada a várias outras comorbidades, incluindo diabetes, doenças cardiovasculares, síndrome metabólica, doença renal crônica, hipertensão, certos tipos de câncer, apneia obstrutiva do sono, osteoartrite, depressão e distúrbios musculoesqueléticos, resultando em diminuição da qualidade e expectativa de vida.” alerta o Dr. Ronan Araujo.

Além disso, os indivíduos obesos enfrentam uma forma generalizada de estigma social. Pessoas com sobrepeso ou obesidade são vulneráveis a discriminação no local de trabalho, escola, instituições de saúde e sociedade em geral.

Principais motivos que te impedem de perder peso:

Anúncios

Efeito platô

Além da adaptação do organismo, o efeito platô pode acontecer quando a pessoa segue por um longo período o mesmo plano alimentar ou de treino, quando realiza uma dieta restrita por muito tempo ou quando perde rapidamente muito peso, havendo diminuição do metabolismo.

Desequilíbrio hormonal

O médico Ronan Araujo ressalta também que algumas alterações hormonais, como, hipotiroidismo, síndrome de Cushing, aumento da produção de cortisol e desiquilíbrio de insulina são alguns fatores hormonais que influenciam no ganho de peso.

Estresse e ansiedade

Anúncios

Liberam grande quantidade do hormônio cortisol, quem possui maior liberação desse hormônio, tem maior facilidade em ganhar peso.

Não se exercitar regularmente

Quanto menos atividades o indivíduo pratica, mais chances terá de se tornar uma pessoa obesa. Uma vida sedentária pode também causar diabetes, agravar doenças das articulações, dos músculos e da coluna, além de constituir um fator de risco para a obesidade, complicações psicológicas como ansiedade e até alguns tipos de câncer.

Outros fatores:

Anúncios

Não beber água;

Hábitos irregulares de sono;

Comer muitas calorias;

Comer muito antes de dormir;

Pular o café da manhã;

Envelhecimento do corpo.

Como vimos, são muitos os problemas causados pela obesidade, são muitos os fatores que podem causar a obesidade, e muitos os desafios para uma pessoa obesa.

Anúncios

“O fato é que o que comemos é um dos principais determinantes de nossa saúde, expectativa e qualidade de vida, que quando bem administrada é uma ferramenta poderosa na prevenção e na melhora da saúde física e emocional. Com acompanhamento médico nutricional, é possível ter orientações de melhores dietas e tratamentos para cada caso em específico”, finaliza.

Mais Sobre Dr. Ronan Araujo:

Ronan Licinio de Araujo, conhecido como Dr. Ronan Araujo, é formado em medicina pela Universidade Cidade de São Paulo, médico especializado em nutrologia pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia). Com foco em causar impacto e mudar a vida das pessoas através de sua profissão, ele também se tornou membro da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), que o leva a ser atualmente um dos médicos que mais conhece e entrega resultados quando falamos sobre emagrecimento e reposição hormonal.

Anúncios

O Dr. Ronan Araujo quer influenciar na mudança de estilo de vida, de hábitos e ajudar as pessoas a viverem mais tempo e com mais qualidade. “Não é apenas sobre emagrecimento, é sobre transformar vidas”, é um dos lemas do médico. Com atendimento único, acolhedor e resultados rápidos na parte da estética e da saúde. 

Referência em sua região, no bairro de Tatuapé, em São Paulo, Dr. Ronan Araujo montou seu instituto há 1 ano e 3 meses e, o que antes era uma vida de plantão, atualmente se tornou uma agenda extremamente concorrida. Além disso, recentemente abriu uma clínica em Alphaville e pretender abrir outras clínicas e treinar mais profissionais que sigam a mesma linha.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s