Sexualidade e Saúde Mental Andam Lado a Lado: Aprenda a Usar Isso a seu Favor

É comprovado cientificamente que uma sexualidade saudável tem uma grande importância para qualidade de vida. Cuidar da saúde sexual pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, além de melhorar o condicionamento físico, a circulação sanguínea e o sistema cardiovascular.

Anúncios

A consultora de sexualidade e especialista Roberta Pavon explica que a relação sexual ajuda a liberar endorfinas e oxitocinas na corrente sanguínea, gerando um bem-estar maior para a pessoa. “Ao chegar no orgasmo, ocorre a liberação de uma grande quantidade de hormônios que possuem vários benefícios ao corpo, à mente, para a relação com a(o) parceira(o) ou até mesmo a sós.” informa Roberta.

Reduz o estresse

Os hormônios de relaxamento liberados no orgasmo, tanto a dois quanto a sós, conseguem diminuir consideravelmente o estresse. Só se deve tomar cuidado para não transformar a relação numa mera descarga de estresse, e sim como um complemento para o bem-estar mental, assim como se alimentar bem, praticar atividades físicas e dormir melhor.

Anúncios

Eleva a autoestima

Um dos maiores beneficiados com a saúde da sexualidade é o cérebro. Afinal, todo o nosso sistema nervoso é controlado por ele, assim como a liberação dos hormônios e emoções.

“A atividade sexual promove o aumento da produção de hormônios voltados à sensação de prazer e eleva significativamente a sensação de autoestima, sendo perceptível pela euforia e relaxamento durante e após o orgasmo.” destaca a especialista Roberta Pavon.

Anúncios

Melhora o sono

Os hormônios liberados durante o orgasmo promovem uma melhora na qualidade do sono. Isso ocorre, pois o hormônio do prazer aumenta o relaxamento cerebral e muscular, o que garante mais facilidade para pegar no sono.

Esse estado é favorável ao sono, pois ele chega mais rápido e mais profundo após as relações sexuais, proporcionando noites de sono de mais qualidade, o que é um fator essencial para a saúde e bem-estar geral do ser humano.

Melhora a memória

Anúncios

Você sabia que o sexo saudável e consciente é capaz de criar massa cerebral? Isso mesmo, além de conseguir produzir mais neurônios. O Que auxilia nas nossas habilidades cognitivas, capacidade de aprendizado, interpretação e fixação da memória de tudo que nos cerca. Essas constatações foram feitas pelos neurocientistas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

“Além dos benefícios para a saúde mental, o processo de autoconhecimento e consciência corporal daqueles que enxergam a sexualidade não só uma fonte de prazer, mas uma maneira de conhecer a si mesmo, é uma das melhores formas de se empoderar e elevar a autoestima.” finaliza Roberta Pavon.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s