Você sabia? Animais também podem desenvolver câncer de mama

Especialista orienta para a prevenção e tratamento da doença em pets

Anúncios

O mês de outubro é dedicado à conscientização e à prevenção do câncer de mama em mulheres. Mas você sabia que homens e até mesmo animais podem desenvolver a doença? Segundo dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), cerca de 45% das fêmeas caninas e 30% das felinas possuem risco de câncer de mama.

De acordo com a médica veterinária do PetMania, Amanda Taylla, o exame periódico do animal é um dos principais aliados para detectar os casos logo no início. A profissional alerta que, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores são as chances de cura. 

“Pode ser feita a palpação periódica nas mamas da cadela ou felina. Também é importante que se realizem check ups periódicos, pois existem nódulos muito pequenos que não são detectados por uma pessoa leiga. Então, alguns casos vão exigir uma investigação mais profunda, com a realização de exames”.

Anúncios

Prevenção

A maioria dos veterinários aconselham os tutores a realizarem a castração nos pets. Essa ainda é uma das formas mais eficazes para prevenir a doença. “Há uma variedade de fatores que podem predispor a fêmea a ter tumores mamários, como aspectos genéticos e hormonais. A castração é indicada para diminuir a interferência hormonal e, assim, reduzir a probabilidade de surgimento desses tumores”, explica Amanda. 

No caso de desenvolvimento de câncer de mama em animais, existem várias formas de tratamento possíveis. “Para animais com tumores mamários, dependendo do tamanho, localização e tipo, há indicação cirúrgica, seguida de quimioterápica. Mas tudo isso deve ser avaliado por um médico veterinário, por isso é importante realizar consultas e exames periódicos no animal”, finaliza.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s