No Dia do Médico, Sociedade Brasileira de Anestesiologia reforça a importância e o compromisso da profissão

No dia 18 de outubro é celebrado o Dia do Médico. A data foi escolhida em homenagem a São Lucas, o santo protetor desse profissional essencial no cuidado da saúde de todo ser humano. Ela é uma forma de reconhecer e valorizar aqueles que dedicam seus esforços ao bem-estar e minimização do sofrimento da população. Atualmente, são reconhecidas cerca de 55 especialidades e 59 áreas de atuação em Medicina. A evolução científica permitiu que os profissionais pudessem investir em estudos ligados diretamente na especialização em suas respectivas áreas de atuação – essa necessidade se deu devido a comprovação de estudos, reconhecendo que o homem não teria mais possibilidade de dedicar-se integralmente a todos os ramos da ciência por conta das descobertas, acerca de novas doenças, vírus e métodos de cura, que se expandia a cada dia.

Anúncios

A medicina e a anestesiologia

Apesar de ser uma dúvida recorrente, o anestesiologista é um profissional que deve ser formado em Medicina – estima-se que, no ano de 2018, o Brasil contava com cerca de 21 mil anestesiologistas atuando nos serviços de saúde.

“A anestesia é aplicada por especialistas – os anestesiologistas, que cursaram seis anos da Faculdade de Medicina e mais três anos de curso de especialização, no mínimo. Estes médicos não só aplicam a anestesia, como também cuidam de você durante toda a operação e depois dela. Controlam pressão arterial, pulso, ritmo cardíaco, respiração, temperatura e outras funções orgânicas importantíssimas. Cuidam de tudo para que você esteja seguro, sem sofrimento e para que o cirurgião possa fazer seu trabalho com tranquilidade. O médico anestesiologista é o verdadeiro guardião de sua vida durante e logo após uma operação. Estará ao seu lado, durante todo o tempo da cirurgia, exclusivamente para cuidar de você, mesmo que você não perceba ou não se lembre de nada depois da anestesia”, e o resultado é o retorno a sua vida em condição melhor, devido à qualidade e segurança do ato anestésico.

Anúncios

Ao exercer a profissão, que ocupa a quinta posição na especialidade médica mais buscada pelos estudantes, o profissional de Anestesiologia precisa, acima de tudo, compreender que sua presença é exigida em qualquer procedimento cirúrgico – tendo em vista que a sua atuação é necessária durante e depois da operação, para o monitoramento das funções vitais do paciente. Além disso, é necessária é uma avaliação pré-anestésica, para verificar avaliar a condição física e qualquer outro problema médico ou doença que o paciente possa ter, diminuindo assim o risco de complicações cirúrgicas.

A Medicina como um todo é uma profissão de extremo cuidado, disciplina e comprometimento. É fundamental que haja um constante investimento em estudos e materiais de qualidade, além de se manter atento quanto a novas descobertas científicas e novas doenças que surgem a todo tempo.

Anúncios

Apesar de inúmeros desafios e grandes esforços, que os profissionais vêm enfrentando ao longo dos, a medicina é um ramo que merece todo reconhecimento pela sua excelente atuação em prol da saúde e bem-estar da população.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s