Conheça 4 Fatores que Contribuem Para a Queda de Cabelo e a Calvície

Normalmente uma pessoa pode perder até cem fios de cabelo por dia, uma quantia aceitável e imperceptível considerando que o couro cabeludo possui mais de cem mil fios.

Anúncios

Porém, existe uma queda de cabelo perceptível que passa do padrão e se torna sinal de alerta para algum tipo de problema que pode estar iniciando o processo da temida calvície. Para saber se a queda capilar passou do padrão para um estado de alerta, você pode fazer um teste simples: passe as mãos nos cabelos e conte quantos fios se soltam naturalmente entre os dedos. Se o número for maior que cinco pode ser um sinal de patologia.

O especialista com mais de 8 anos de dedicação no transplante capilar Dr. Álvaro Túlio Fortes destaca que além do fator estético, a queda de cabelo pode significar problemas de saúde. Por isso, é importante investigar os motivos por trás da queda e buscar o tratamento adequado.

O Dr. Álvaro cita alguns dos fatores contribuintes para a queda de cabelo, confira:

Anúncios

Estresse

“O estresse submete o cérebro a passar por longos períodos de estado de alerta, que acaba liberando substâncias que aceleram a queda capilar. Se não for tratado a tempo, o problema pode evoluir para uma alopecia areata. Nesse caso, um processo inflamatório na área da raiz dos fios provoca a queda concentrada em regiões circulares do couro cabeludo.” explica o especialista Álvaro Túlio Fortes.

O aumento do hormônio cortisol na corrente sanguínea, afeta a digestão e a absorção de nutrientes no corpo, causando desequilíbrio de vitaminas e nutrientes essenciais para o crescimento e fortalecimento dos fios, fazendo com que o cabelo caia consideravelmente.

Anúncios

Genética

A calvície de causa genética é denominada de alopecia androgenética, apresenta-se com mais frequência nos homens e ocorre quando os folículos pilosos são estimulados por hormônios masculinos.

O resultado é a diminuição do ciclo de crescimento dos fios até que ocorra a interrupção total. Na maioria dos casos, a queda de cabelo é concentrada na parte superior do couro cabeludo, enquanto as laterais não sofrem muitas alterações.

Alimentação, dietas restritivas e falta de vitaminas

A falta ou o excesso de vitaminas e nutrientes afeta o couro cabeludo. Os principais casos são deficiência de ferro, excesso de vitamina A, falta de algumas vitaminas e minerais e a pobreza de proteína.

A falta desses nutrientes no organismo podem causar o enfraquecimento dos fios e, consequentemente, a perda deles.

Anúncios

Metabolismo lento

O metabolismo muito lento pode dificultar o trabalho dos vasos sanguíneos que irrigam o couro cabeludo. Assim, os fios não recebem a nutrição adequada e começam a cair. Diabetes, obesidade e hipertensão podem agravar esse quadro.

Atualmente, diversas pessoas estão sofrendo com queda de cabelo e estresse. A clínica THT HAIR TRANSPLANT, cujo diretor, Dr. Álvaro Túlio Fortes, está à frente, vem cobrir uma lacuna em tratamentos na cidade de São Paulo, uma clínica de alto padrão, oferecendo cirurgias de transplante capilar com seriedade e segurança e inúmeras terapias no recentemente inaugurado THT HAIR SPA, “sempre respeitando as necessidades individuais de cada paciente visando melhorar a nutrição capilar e estimular a fase adulta do cabelo.” finaliza Álvaro Túlio Fortes.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s