Campanha de Lula pede ao TSE urgência na análise de 44 pedidos de direito de resposta

Coligação Brasil da Esperança aponta que o rito das ações de direito de resposta é diverso dos demais procedimentos em curso nas eleições, exigindo prazos mais céleres.

Anúncios

A Coligação Brasil da Esperança solicitou ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, urgência no julgamento de 44 pedidos de direito de resposta pendentes de análise pela Corte.

A coligação aponta que o rito das ações de direito de resposta é diverso dos demais procedimentos em curso nas eleições, exigindo prazos mais céleres. As regras estão no artigo 33 da Resolução do TSE n. 23.608/2019.

O artigo determina que, recebida a petição inicial, a Justiça Eleitoral providenciará imediata citação do representado para apresentar defesa em um dia. Depois, o Ministério Público Eleitoral será intimado para emitir parecer também em um dia. Findo esse prazo, com ou sem parecer, a juíza ou o juiz eleitoral “decidirá e fará publicar a decisão no prazo máximo de três dias, contados do peticionamento eletrônico do pedido de direito de resposta”. 

Anúncios

Os advogados da Coligação Brasil da Esperança apontam que a regra “deu especial atenção ao Direito de Resposta, assegurando que sua tramitação seja o mais célere e urgente possível”.

Eles apontam que, além de proteger a imagem e a reputação de pessoas que tenham sido acusadas ou ofendidas nos meios de comunicação social, o direito de resposta tem como objetivo “assegurar o direito de acesso à informação de todos os eleitores brasileiros, visto que o atentado à honra tem consequência direta no equilíbrio democrático das eleições”.

Anúncios

Assim, se a análise desses pedidos ocorrer tardiamente, “a violação da lisura e higidez do pleito eleitoral já terá se consolidado”, e os eleitores correm o risco de escolher o seu voto sob premissas falsas.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s