Conheça os temas sobre o Nordeste que ganharam as redes na reta final das Eleições

Debate na Band, corte em programa do leite e suposta fraude de rádios movimentaram o debate sobre a região no Twitter

Anúncios

A poucos dias do segundo turno das Eleições de 2022, temas sobre a região Nordeste seguem tendo grande impacto no debate político travado nas redes sociais. Desde o dia 11 de outubro foram postados mais de 872 mil tweets que citam a região, sendo que 61% destas postagens citam, além do Nordeste, Jair Bolsonaro (PL) ou Lula (PT).

As informações são de levantamento realizado pela Agência Tatu, através da plataforma Trendsmap, que aponta quais os principais temas sobre o Nordeste que ganharam o Twitter nas últimas duas semanas.

Entre 11 e 25 de outubro foram publicados quase 872,9 mil tweets que citam o termo “Nordeste” e, como é possível ver no gráfico abaixo, em três momentos ocorrem picos de menções, com dezenas de milhares de postagens em apenas algumas horas.

Anúncios

Debate na Band

Nos dias 16 e 17 de outubro, período onde ocorreu o debate presidencial na Band e sua repercussão, foram feitas mais de 157 mil postagens citando o Nordeste. Neste período, as duas mensagens mais retuitadas foram críticas ao candidato Jair Bolsonaro.

Anúncios

Corte em programa de leite

No dia 22 de outubro foram feitos 101 mil tweets citando o Nordeste, o pico de menções à região pode ser explicado por uma reportagem do UOL mostrando cortes em um programa de distribuição de leite para famílias em pobreza extrema no Nordeste e em Minas Gerais. Os tweets mais compartilhados do dia divulgam este conteúdo.

Anúncios

Suposta fraude em inserções no rádio

Anúncios

No dia 24 a campanha de Jair Bolsonaro divulgou pedido feito à Justiça Eleitoral para que suspenda as inserções de Lula nas rádios. De acordo com a campanha de Bolsonaro, rádios nordestinas teriam deixado de veicular material da campanha do atual presidente. Além disso, outras críticas ao PT envolvendo o Nordeste também se destacaram entre os tweets mais compartilhados nesse dia. Foram 255 mil postagens sobre o Nordeste nos dias 24 e 25.

Principais hashtags

Anúncios

Entre as hashtags que mais apareceram nas publicações analisadas, estão: #debatenaband, #virabrasil e #lula13. Já as palavras associadas que mais aparecem nos tweets são “bolsonaro”, “lula” e “governo”.

Por Agência Tatu

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s