Vereadores Mirins apresentam sugestões de melhorias para a capital maranhense

A vacinação é um dos pilares para o desenvolvimento saudável dos bebês e crianças. Não por acaso foi o tema escolhido pelos vereadores mirins ludovicenses para ser discutido durante sessão realizada na Câmara Municipal de São Luís, na tarde desta terça-feira (25).

Anúncios

O evento, que se transformou num painel, contou com a presença da médica Bianca Santos Serra, diretora da Maternidade Nossa Senhora da Penha, no Anjo da Guarda. No ato, a médica destacou a importância da imunização no processo pelo qual uma pessoa se torna resistente a uma doença infecciosa.

Ainda prestigiaram o evento o vice-presidente da União de Conselheiros Tutelares do Maranhão, Luziano Campos; e os seis co-vereadores do Coletivo Nós (PT): Jhonatan Soares, Flávia Almeida Reis, Delmar Matias, Eunice Costa, Maria Raimunda e Eni Ribeiro.

Anúncios

A sessão foi conduzida pela vereadora mirim Jamylle Oliveira, que presidiu os trabalhos da Mesa Diretora, tendo como secretárias as vereadoras mirins Milena da Silva Almeida e Ana Beatriz Reis. Durante o encontro, vereadores mirins de diversas comunidades da capital fizeram uso da tribuna para falar sobre o tema e propor investimentos para as localidades. A maioria dos pedidos foi para a construção de postos e unidades de saúde.

O estudante Wescley de Oliveira, de 11 anos, morador da Vila São Luís, iniciou sua fala destacando a importância do exercício da ética e cidadania para obter uma sociedade justa e igualitária. Ele, no entanto, relatou que a implicação destes valores está presente em ações cotidianas e, por isso, é necessário tratá-los para além da teoria.

Anúncios

Para o vereador mirim, ser um cidadão ético começa no respeito aos direitos e deveres de cada um. “Estou muito feliz, pois ser cidadão implica em ser ético. Se portar respeitando o direito seu e dos outros. Saber que existem limites que não devem ser ultrapassados”, afirmou. Por fim, Wescley relatou que os atos individuais e coletivos refletem sobre a ética e cidadania e, portanto, a honestidade deve ser praticada no dia a dia por todos.

Sugestões à Câmara

Além de palestra aos legisladores mirins e convidados, alunos das escolas municipais, aproveitaram para propor melhorias às suas comunidades. As propostas que foram apresentadas como sugestões ao Coletivo Nós serão estendidas aos demais vereadores com representação no plenário Simão Estácio da Silveira.

Anúncios

Ao falar da iniciativa, o co-vereador Jhonatan Soares, falou da importância de levar as crianças para a Câmara. Ele disse ainda que a sessão mirim faz parte do Projeto Ilha em Movimento, que reuniu crianças de várias comunidades periféricas da capital.

Aula de cidadania

Jhonatan Soares destacou ainda que essa é a segunda sessão mirim promovida pelo mandato coletivo no Palácio Pedro Neiva de Santana, sede do Legislativo ludovicense. O parlamentar explicou que a primeira sessão solene com vereadores mirins ocorreu em dezembro de 2021, em alusão aos 73 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ele informou que a segunda edição do encontro ocorreu em referência ao dia das crianças.

Anúncios

“A sessão mirim foi uma verdadeira aula de cidadania. É a segunda vez que o Coletivo Nós faz esse evento. Nós tivemos aqui a presença de aproximadamente 50 crianças, que são atendidas em projetos sociais oriundos de emendas parlamentares do Coletivo Nós, em parceria com a prefeitura de São Luís, através da SEMDEL (Secretaria Municipal de Desporto e Lazer)”, destacou o co-vereador.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s