Prefeitura vacina mais de 21 mil cães e gatos em Campanha de Vacinação Antirrábica

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), iniciou no último sábado (5), a Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica com a realização do Dia D. Só neste primeiro dia, mais de 21 mil animais entre cães e gatos receberam o imunizante contra a raiva nos 86 postos de vacinação disponibilizados. 

Anúncios

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e leva à morte em 100% dos casos, por isso, o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, alerta a população para a importância da vacinação.

“O último caso de raiva humana registrada em São Luís foi em 2012 e precisamos manter o controle epidemiológico; por isso, a gestão do prefeito Eduardo Braide tem intensificado a vacinação de cães e gatos, e contamos com a população para se manterem atentos e levarem seus animais para vacinar durante a campanha”, diz. 

Mesmo com a realização de campanhas anuais, a Semus possui uma rotina permanente de vacinação antirrábica animal, por procura direta na Unidade de Vigilância em Zoonoses e nas brigadas que são realizadas nos finais de semana em toda a cidade. 

Anúncios

A meta da campanha é imunizar 123.665 animais, correspondente a 80% da população de cães e gatos da capital maranhense. Para atingir esse objetivo, a Semus vai usar um efetivo de 250 técnicos entre vacinadores, supervisores, condutores, coordenador geral e de médicos veterinários. 

Para a Educadora Física, Etyene Teixeira, a campanha se faz relevante por garantir à população o acesso facilitado ao imunizante contra a raiva. 

“Esta ação contribui para que a vacina se torne mais acessível ao público, porque o custo das vacinas muitas vezes é alto. Hoje é a primeira dose da minha cachorrinha, e é importante que todos tragam seus animais para evitar que contraiam a doença e venham a óbito”, afirma.

Anúncios

O coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) da Semus, Arnaldo Muniz, diz que a vacinação contra a raiva deve ser feita anualmente para garantir a proteção do animal e lembra algumas recomendações. 

“Fêmeas em período de gestação não devem tomar a vacina; e animais doentes só podem ser vacinados quando já estiverem sadios. Devemos lembrar que a vacina garante a imunização por um ano apenas, por isso o esquema vacinal precisa ser atualizado, pois dessa forma protegemos tanto os pets como toda a família”, explica. 

A Semus recomenda que os cães sejam conduzidos, de preferência por adultos, com guia ou coleira, e focinheira; e os gatos em gaiolas ou caixas de transporte a fim de evitar a fuga. 

Anúncios

A programação da campanha vai acontecer durante todos os sábados do mês de novembro, das 8h30 às 17h, sempre em bairros diferentes. Os postos de vacinação atualizados serão disponibilizados, semanalmente, por meio das redes sociais e site da Prefeitura de São Luís.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s