Festa da Música do Maranhão 2022 celebra a força da resistência e os 50 anos de carreira de Alcione

Show Rizoma, com Lenine e Bruno Giorgi, encerra a programação neste sábado (12)

Anúncios

Com assinatura e produção da Interart, de Emanoel de Jesus e Elen Soares, essa semana a cena musical em São Luís foi celebrada com uma ampla programação que contemplou oficinas musicais para jovens; solenidade de entrega do Prêmio Papete 2022 a mais de 30 artistas e personalidades e claro, grandes shows musicais, destacando artistas veteranos e jovens talentos.

Tudo isso é a Festa da Música no Maranhão 2022, um evento apresentado pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com patrocínio da Equatorial Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, SECMA/Governo do Maranhão.

Anúncios

Nesse sábado (12.11) acontece o ápice da programação, que será encerrada com chave de ouro; com um grande show popular aberto ao público na Concha Acústica da Lagoa. As pulseiras de acesso podem ser trocadas por 2Kg de alimentos não perecíveis, às 15h na bilheteria da Concha, somente enquanto durar as vagas compatíveis com a lotação da arena. Mas a programação completa também pode ser conferida no site: www.festadamusicama.com.br e no telão no lado externo da arena.

O músico Emanoel Jesus, produtor e idealizador do evento resume a proposta mais que relevante dessa verdadeira ode à música e à cultura:

“Nossa proposta é promover um encontro de gerações no palco da música e fazer um resgate histórico, reconhecendo o trabalho daqueles que fizeram e fazem a música acontecer, além de estabelecer uma conexão com a produção da música na cena nacional. Essa programação é também uma mostra da força dessa importante arte divina que move o mundo” declarou Emanuel.

Anúncios

E a expectativa do público é grande para conferir os dois grandes shows dessa noite, e muitas atrações. A programação começa com atrações instrumentais, já a partir das 17h no palco externo, na Vila da Música, onde se apresentam Zé Cláudio do Sax (17h); Quarteto Lussaray (18h) e Quarteto Crivador (19).

Às 20h30 começam as apresentações do palco interno da Concha Acústica Reynaldo Faray. Quem abre a programação é a FMM Orquestra, uma Big Band formada por grandes músicos maranhenses, que vai receber diversos artistas convidados em um grande show-tributo à Alcione. Artistas de várias gerações e dos mais variados estilos sobem ao palco para interpretar grandes sucessos da Marrom, acompanhados pela FMM Orquestra. Um time de estrelas, com nomes como as cantoras Anastácia Lia e Millena Mendonça, ambas destaques do elenco do musical Marrom; e cantores consagrados como Célia Maria; Gerude; Alessandra Queiroz; Hagahele; Eliésio do Acordeon; o jovem Emanuel Ferraro de apenas 12 anos; Vinaa; Tiago Fernandes e Victor Hugo, vocalista do Grupo Argumento. A direção musical é do músico Israel Dantas. Um show que promete tanto surpreender, quanto emocionar os fãs daquela que é uma diva da MPB, a inimitável Alcione.

Anúncios

Em seguida, às 22h quem sobre ao palco é Lenine com o filho e parceiro musical Bruno Giorgi. Eles apresentam o show da turnê Rizoma.

Reencontro, cumplicidade e conexão musical marcam essa apresentação. O cantor e compositor Lenine e o músico e produtor Bruno Giorgi são os artistas convidados da quarta edição da FMM22, não por acaso.

Pai e filho brindarão o público com o seu “Rizoma”, que traz múltiplas sonoridades com inéditas e grandes sucessos da carreira do artista vencedor de dois Grammy Latino.

De acordo com os filósofos pós-modernos Gilles Deleuze e Felix Guattari, “rizoma” é a possibilidade de abertura do pensamento, o que remete à expansão das raízes de uma planta. As narrativas não são cronológicas ou contínuas – elas sofrem interrupções e se abrem em múltiplas direções, criando novos pontos de conexão em uma história. Não à toa, Lenine e Bruno Giorgi tomaram o conceito como inspiração para batizar a nova turnê. Rizoma, neste caso, o show, serve como uma plataforma para que o duo compartilhe com o público versões que ajudam a mostrar o lado artístico de ambos, formando uma teia diversificada de caminhos musicais.

Anúncios

4 PERGUNTAS PARA LENINE:

COMO É DIVIDIR RIZOMA COM SEU FILHO BRUNO GIORGI:

“A verdade é que Bruno é meu produtor musical há mais de dez anos. Então Rizoma é fruto dessa parceira já longeva, mas também um encontro imposto pela pandemia. O fato de ser pai e filho corroborou que montássemos um espetáculo pensando nesse recomeço. Rizoma é um duo onde eu e ele nos revezamos com instrumentos, mas também acompanhados de um ambiente sonoro que Bruno capturou em cada uma das músicas escolhidas. Portanto um pouco de cada um dos produtores que me ajudaram a fazer os ricos estão presentes também em Rizoma”.

COMO VOCÊ AVALIA O ATUAL MOMENTO DA MPB:

“A MPB, se definirmos como música popular feita no Brasil, fica muito amplo esse termo. Mas a música no geral está passando por um recomeço, aliás, toda área cultural está passando por um recomeço por conta da pandemia que, no Brasil, estava conjugada com o “pandemônio” no poder. Essa junção foi muito dolorida e isso evidentemente causou toda essa dor que nos causou”.

Anúncios

O QUE VOCÊ ACHA DESSA INICIATIVA DA FMM 2022:

“Eu preciso parabenizar um evento que – primeiro, é uma festa da música! E não só aberta pros artistas consagrados, mas também aos iniciantes. Uma verdadeira festa democrática da música. Parabéns e vida longa à festa do Maranhão!”

O QUE SERÁ MOSTRADO EM RIZOMA:

“Rizoma tem um pouco de tudo. Eu e Bruno pinçamos canções que sintetizam cada um dos projetos, e também o ambiente sonoro de cada disco. Rizoma mostra toda minha trajetória esses anos fazendo música”

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s