Entenda Porquê a Demência Pode Estar Relacionada com a Perda de Dentes

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Nova York, indicou que a perda de dentes ao longo da vida aumenta em até 28% o risco de demência em comparação com pacientes com toda a dentição. O mesmo levantamento sinalizou que a perda de dentes também eleva em 21% os riscos de se desenvolver Alzheimer.

Anúncios

O Mal de Alzheimer é a forma mais comum de demência, segundo o National Center for Biotechnology Information.

O Mal de Alzheimer é uma doença que causa a degeneração de células do cérebro, levando a um quadro conhecido como demência. Na medicina, demência se refere à redução da capacidade cognitiva persistente e progressiva. No entanto, nem todo o tipo de demência está relacionado ao Mal de Alzheimer.

Mas, graças às informações do Departamento de Neurologia da Unicamp, é sabido que o esquecimento em geral não tem, necessariamente, relação com doenças cerebrais.

Anúncios

A cirurgiã-dentista, especialista em saúde bucal e periodontista Dra. Bruna Conde cita que há investigações que indicam que periodontite, gengivite, dos quais a bactéria porphyromonas gingivalis, tem sido relacionada a doenças neurodegenerativas e cognitivas incluindo o Alzheimer.

“A infecção causada pela bactéria porphyromonas gingivalis é o patógeno fundamental no desenvolvimento da periodontite crônica, e estudos científicos indicam que foi identificado no cérebro de pacientes com demência.” relata a Dra. Bruna Conde.

Uma das possíveis explicações para esse fenômeno é que a perda de dentes pode estar ligada a doenças cognitivas. Uma das maiores causas para a queda da dentição são as doenças periodontais, que afetam a gengiva e comprometem o suporte aos dentes.

Anúncios

A perda dos dentes pode estar associada ao descuido da saúde bucal, falta de ida com frequência ao dentista, aos hábitos e estilo de vida.

Porém, o processo pode ser atrasado, até mesmo evitado, se os primeiros sinais de doença dentária forem identificados e tratados imediatamente. Ainda assim, muitas pessoas com doenças dentárias podem não ir ao dentista até a perda do dente se tornar irreversível.

“A doença periodontal, a qual é uma das doenças crônicas mais frequentes da cavidade oral, continua sendo uma doença bucal representativa que causa a perda dentária.” relata a especialista.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s