Prévia do Sonora São Luís 2022, Sarau das Minas terá edição inédita e gratuita nesta quinta, no Centro Histórico

Na programação, shows de Bia Nogueira, Zeferina e Camila Reis, com discotecagem da DJ Babi.

Anúncios

Em dezembro, a Ilha do Amor terá mais uma edição especial do Festival Internacional de Compositoras Sonora: a edição São Luís 2022 mostrará ao público maranhense, mais uma vez, os talentos e vozes maravilhosos das multiartistas que encantam todo o Brasil. E nesta quinta-feira (17), uma prévia da festa será realizada de forma gratuita no Centro Histórico da capital maranhense, no Casarão Laborarte.

A prévia, intitulada de “Sarau das Minas”, é um esquenta para a edição 2022 do Sonora São Luís, também apresentando artistas de destaque do cenário musical nacional, a partir das 19h30 – com entrada franca.

No line-up desta quinta, estão previstas as apresentações das artistas Bia Nogueira, Zeferina e Camila Reis, além da discotecagem da DJ Babi (Bárbara Botega).

Anúncios

Considerada uma rede internacional de festivais, o Festival Internacional de Compositoras Sonora foi criado no Brasil com o objetivo principal de mostrar e incentivar a força da mulher compositora – o projeto surgiu a partir da hashtag #mulherescriando, iniciativa da musicista Deh Mussulini para romper o imaginário de que existem poucas compositoras.

Em São Luís, o Sonora ocorre desde 2016 – sendo o primeiro palco autoral para diversas compositoras da nova geração da música maranhense. Em 2022, o evento será realizado nos dias 8 e 9 de dezembro, no Solar Cultural Maria Firmina dos Reis, na Rua Rio Branco, no Centro da cidade.

Assim como o festival, o Sarau das Minas também visa a criação de um lugar de divulgação e exposição das potencialidades individuais das autoras, como também um espaço de reflexão coletiva e formação que promova o debate sobre o espaço da mulher no mercado fonográfico atual e o encontro de compositoras das várias vertentes e gêneros, indo da MPB à música instrumental, do indie ao samba, entre outros estilos.

Anúncios

Inscrições abertas para o festival

Falando no Sonora…além do “Esquenta” para o festival, outro destaque para o evento de dezembro é o edital Sonora São Luís 2022, voltado para compositoras brasileiras. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 23 de novembro – interessados podem se inscrever neste link: https://forms.gle/K7s3UW7xg9V3dgjA9.

Poderão se inscrever compositoras, cis e transgênero, de qualquer vertente musical (inclusive instrumental). Os shows selecionados terão duração de 40 minutos cada, com músicas exclusivamente autorais (mais detalhes sobre as apresentações na ficha de inscrição). A lista de selecionados sairá no dia 27/11.

Atrações do Sarau das Minas

Quatro atrações integram o Sarau das Minas, que promete encantar o Centro Histórico de São Luís. Entre elas, está Bia Nogueira, multiartista negra de Minas Gerais, que atua como cantora, atriz, compositora e produtora cultural. Também idealizadora e diretora artística do Festival IMuNe e SEMPRE – Semana da Música Preta, Bia integrou a coordenação geral do Sonora e prepara o seu segundo álbum autoral, com foco nas fusões de estilos como MPB, pop, música tradicional afro-mineira e eletrônico.

Anúncios

Outra atração nacional é a da multiartista paulista Zeferina, que iniciou sua carreira em 2006, em saraus de Literatura Marginal, sempre enaltecendo a força dos ancestrais por meio da escrita e da musicalidade. Para São Luís, cantadeira, curandeira, letrista e atriz fará o lançamento de “Rio Vermelho”, de sua autoria, além de um pocket show intimista, em que conta sobre o processo criativo da obra e declama poesias, apresentando ao público a sonoridade poética presente em seu livro.

Do Maranhão, duas artistas também prometem uma noite de brilho no Laborarte. Entre elas, a cantautoura e contadora de histórias, Camila Reis, que apresentará canções autorais nascidas no corpo de uma mulher preta, mostrando uma entre tantas possibilidades de ser e existir. Em seu show, estão também canções românticas que falam de amor e dor, e que também celebram orixás e pessoas de sua convivência.

Já a DJ Babi, também conhecida como Barbara Botega, é musicista, multi-instrumentista, compositora, produtora de eventos e artista de rua. Muitos talentos reunidos em uma artista que entrega um set rico em musicalidade e pluralidade, marcas características do Sonora.

Anúncios

Mais

O ano de 2022 marca o retorno do “Sonora – Festival Internacional de Compositoras” em formato presencial por todo o Brasil. Nos anos anteriores, o festival alcançou dezenas de cidades brasileiras e territórios internacionais: 21 cidades e 6 países em 2016; 40 cidades e 8 países em 2017; e 74 cidades e 16 países em 2018.

Para mais informações sobre o projeto, clique em https://www.instagram.com/sonorafestivalinternacional/. Já para mais detalhes da edição São Luís do Sonora, acesse o link: https://www.instagram.com/sonoraslz/.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s