Prefeitura de São Luís entrega placa em reconhecimento ao Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão

A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH) e o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (IMPUR), entrega nesta segunda-feira (21), às 9h, na Praça do Pantheon, a placa em reconhecimento pela denominação de “Praça do Panteon”, dada ao local pelo Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), conforme requerimento aprovado pela Câmara Municipal de São Luís, em 29 de março de 1954.

Anúncios

Esse reconhecimento ao IHGM se estende também em homenagem pelos 97 anos de fundação da instituição. A Praça do Pantheon faz parte do Complexo Deodoro, que engloba também a Praça Deodoro e as alamedas Gomes de Castro e Silva Maia, no Centro de São Luís.

No passado, funcionou no local o Quartel Militar do 5º Batalhão de Infantaria, que foi construído entre 1793 e 1797, e tinha capacidade para 1.333 praças, em uma região conhecida como Campo do Ourique. A construção ocupava o espaço onde hoje se localizam a Praça do Pantheon, a Biblioteca Pública Benedito Leite e o Sesc.

Com a demolição do Quartel, no final da década de 30 (e sua transferência para o bairro do João Paulo, em 1941), foi construída a Biblioteca Pública Benedito Leite, em 1950; e a Praça do Pantheon ganhou a atual denominação em sessão da Câmara Municipal de 29 de março de 1954, por sugestão do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM).

Anúncios

Outras denominações também foram dadas para o logradouro, como Largo do Quartel (área da frente), que mais tarde passou a se chamar Praça da Independência (1868); e Largo da Pirâmide (área posterior), no local onde foi construído o obelisco da Pedra da Memória (1844), em homenagem à coroação de D. Pedro II, e que foi transferido para a Avenida Beira-mar, em 1946.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s