Seleção brasileira teve apenas 10% de nordestinos em Copas do Mundo

Dos 355 jogadores e técnicos que já passaram pela seleção em Copas do Mundo, somente 35 são nordestinos

Anúncios

Ser o único país cuja seleção masculina de futebol participou de todas as Copas do Mundo da FIFA faz jus ao título de “país do futebol” para o Brasil. Para conhecer melhor os times que fizeram parte do campeonato mundial, a Agência Tatu fez um levantamento da naturalidade de todos os jogadores e técnicos que já passaram pela seleção brasileira ao longo das Copas do Mundo e os dados revelam que, dentre os 355 futebolistas, somente 35 são nordestinos.

O número representa apenas 9,85% do total de jogadores e se mostrou bastante variável ao longo do tempo, tendo a Copa de 1998 na França a maior quantidade de nordestinos na seleção brasileira, um total de seis. Já as Copas na Itália (1934) e França (1938) não tiveram nenhum jogador da região Nordeste.

Anúncios
Anúncios

No ranking de jogadores brasileiros que mais participaram de Copas do Mundo, o primeiro lugar é do nordestino Zagallo, natural de Alagoas, que fez parte de cinco campeonatos, seja como atacante ou como treinador da seleção brasileira. Em seguida, alguns nomes, que não são de nordestinos, aparecem com quatro repetições, como os cariocas Thiago Silva e Ronaldo, o paulista Cafu e o gaúcho Dunga.

Anúncios

De todos os estados brasileiros, São Paulo e Rio de Janeiro são os que mais se destacam quanto à naturalidade dos jogadores e técnicos da seleção brasileira entre todas as Copas do Mundo. São Paulo soma 117 futebolistas e o Rio de Janeiro teve 102. Da região Nordeste, Bahia é o estado que mais teve jogadores na seleção, com um total de 14 ao longo das copas.

Nove estados do Brasil aparecem com nenhuma representação de jogador ou técnico na seleção brasileira, entre todas as 22 Copas do Mundo da FIFA, são eles: Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Anúncios

Naturalidade de jogadores e técnicos que participaram da seleção brasileira em Copas do Mundo

Anúncios

Metodologia

A Agência Tatu coletou os dados dos jogadores convocados em todas as Copas do Mundo da FIFA por meio de dados disponíveis no site da Wikipédia e checou o local de nascimento de cada um dos jogadores e técnicos.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s