Alunos de Pinheiro (MA) vencem prêmio global da Samsung com protótipo de horta magnética

A equipe concorreu com outros 9 projetos finalistas na 9ª edição brasileira do Solve For Tomorrow, programa global de cidadania corporativa da Samsung

Anúncios

Uma equipe de cinco alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral Dom Ungarelli, na cidade de Pinheiro, Maranhão, ficou entre os vencedores do Solve For Tomorrow Brasil. O grupo venceu nas categorias de Júri Popular e Vencedores Nacionais com um protótipo de horta magnética, desenvolvido para auxiliar no processo de plantação da escola, após ter sido selecionado entre os 10 finalistas da 9ª edição do prêmio de cidadania global da Samsung. O Solve For Tomorrow tem coordenação geral do Cenpec no Brasil e é uma iniciativa conhecida globalmente por estimular alunos e professores da rede pública de ensino a criarem soluções criativas para demandas locais por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

A ideia surgiu quando a horta da escola, criada em 2021, foi comprometida pelas chuvas sazonais intensas, que chegaram a causar alagamentos em terrenos próximos à instituição. A partir disso, os alunos se empenharam em desenvolver uma alternativa para o plantio com uma técnica capaz de acelerar o crescimento de pés de alface. Ao realizar pesquisas e estudos para a criação do projeto, a equipe decidiu fazer uma horta magnética com plantio em latas. Para isso, os alunos utilizaram uma bobina e fio de cobre esmaltado para criar um campo magnético para o canteiro experimental. Após testes, eles concluíram que as plantas mantidas dentro do campo magnético deram folhas mais viçosas e com crescimento longitudinal.

Anúncios

“Estamos muito emocionados e felizes, pois essa é uma vitória não só da equipe, mas da nossa cidade, do nosso Estado. Só temos motivos de comemorar e agradecer”, explica Vanessa Campos Almeida, professora de química e orientadora do grupo. “Foi maravilhoso poder compartilhar esse momento presencialmente com outras equipes. Estar na premiação foi uma experiência ótima, pois além de termos sido muitíssimo bem recebidos, pudemos conhecer um pouco mais de outras culturas e até de outros projetos. A premiação presencial nos proporcionou uma viagem inesquecível e maravilhosa”. 

“Criar projetos que impactam positivamente a vida da população é um dos pilares do Solve For Tomorrow, e o protótipo dos alunos maranhenses mereceu o prêmio com destaque nas duas categorias por contribuir significativamente com a agricultura da região e a economia local”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. “Além da contribuição social desses alunos, o Solve For Tomorrow visa também o desenvolvimento de suas habilidades individuais para elevar o seu crescimento acadêmico e, futuramente, profissional. O programa é uma iniciativa que faz parte da nossa visão global de Responsabilidade Social: ‘Together for Tomorrow! Enabling People’”.

Anúncios

“O Solve for Tomorrow tem etapas de mentoria que promovem, além do refinamento de ideias e protótipos, trocas de experiências entre as equipes participantes, que são de diferentes regiões do Brasil”, explica Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec, organização responsável pela coordenação do programa no Brasil. “Vale destacar também que o trabalho por projetos vinculado ao olhar para a realidade é capaz de engajar os estudantes no desenvolvimento de ciências e pesquisas para melhorar a vida das pessoas”.

Criado com o objetivo de ajudar no plantio local, a ideia do grupo era divulgar a técnica para agricultores, familiares, comunidades quilombolas e instituições de ensino, mostrando como o canteiro de baixo custo foi desenvolvido, para que eles possam usar a mesma técnica de campo magnético em suas plantações. A professora afirma que esse processo já começou e que o projeto segue evoluindo após a premiação do grupo. “Para o futuro, nós temos um planejamento e já começamos a colocá-lo em prática. Estamos fazendo testes com tubérculos e vamos testar com outras hortaliças. Além disso, estamos difundindo a ideia para outras escolas e para a comunidade agrícola”.

Anúncios

Para Vanessa, a participação de destaque no Solve For Tomorrow é motivo de orgulho e satisfação para todo o corpo docente da escola. “É um estimulo à iniciação científica, à pesquisa e ao trabalho em conjunto. Quando professores incentivam seus alunos dentro dessas áreas, nós os colocamos como protagonistas do processo e o resultado é muito satisfatório, pois são eles que tomam a frente e vão em busca de respostas. É uma imersão na ciência que nos dá muita alegria e mostra o retorno de todo o trabalho e dedicação que colocamos na equipe escolar. Temos certeza que os demais alunos estão enxergando a ciência com outros olhos e isso é um incentivo na busca por conhecimento”.

Solve For Tomorrow

O Solve For Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, na edição atual, tem uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. No total, a iniciativa já envolveu mais de 168.559 estudantes, 36.420 professores e 6.049 escolas públicas. E em 2022, registrou um aumento de 65% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior.

Anúncios

A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Todos pela Educação e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.

Para saber mais sobre o programa, acesse https://respostasparaoamanha.com.br/ ou acompanhe o Solve For Tomorrow nas redes sociais. A iniciativa está presente no FacebookInstagram e YouTube.

Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.

Anúncios

A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo de televisores, smartphones, dispositivos portáteis, tablets, equipamentos digitais, sistemas de rede, memória, sistema LSI e soluções de semicondutores e LED. Para saber as últimas notícias, visite a Samsung Newsroom em https://news.samsung.com/br.

Sobre o Cenpec

Cenpec é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que há mais de 30 anos trabalha pela promoção da equidade e qualidade na educação básica pública brasileira. Por meio de pesquisas e de tecnologias educacionais, contribui no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, na formação de profissionais de educação, na ampliação e diversificação do letramento e no fortalecimento da gestão educacional e escolar. Em parceria com redes de ensino, espaços educativos e outras instituições de caráter público e privado, atua dentro e fora das escolas públicas para diminuir as desigualdades e garantir uma educação de qualidade a todos e todas. Saiba mais: www.cenpec.org.br.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s