Sai desse corpo! Saiba como desintoxicar o organismo após festas de fim de ano

Nutricionista ensina ligar o ‘booster’ do sistema desintoxicante para ajudar a eliminar os excessos do Natal e Réveillon

Anúncios

Atire a primeira pedra quem nunca ‘enfiou o pé na jaca’ nas festas de fim de ano e depois, remoído pela culpa, foi atrás de alguma dieta milagrosa ou receita mágica para reduzir o inchaço do corpo e o peso na consciência. Mas será que elas funcionam mesmo? O nutricionista funcional Diogo Cirico explica que dá para fazer uma limpeza do nosso corpo, mas não tem elixir encantado. “Tudo que precisamos para ativar o sistema destoxificante, responsável por ‘limpar’ nosso organismo, está nos alimentos. Basta saber o que comer”, explica.

Diogo relata que esse sistema é fundamental para manter nosso corpo saudável. “Nessa limpeza diária as substâncias identificadas como potencialmente tóxicas vão sendo eliminadas. Para o sistema destoxificante funcionar bem, é preciso ter uma alimentação variada e rica em nutrientes diariamente”, diz Cirico, que é responsável técnico pela Growth Supplements.

Anúncios
Dieta detox para compensar os excessos das festas de fim de ano funciona?

Se a pessoa tem uma dieta saudável, já oferece naturalmente os nutrientes que o organismo precisa para fazer o ‘detox’ e não vai ter trabalho nenhum. “Nesse caso, quando chega o final do ano e eu enfio o pé na jaca, basta que eu retome a alimentação saudável na sequência para que o meu organismo continue limpo, livre das toxinas que nos fazem mal”, completa.

Anúncios

O problema nunca foi o que você come entre o Natal e o Ano Novo, mas sim o que se come entre o Ano Novo e o Natal. Se a sua dieta não é saudável, se você come muita comida industrializada, a história é diferente. “O consumo de uma dieta com baixo valor nutricional ocasiona certo nível de intoxicação diariamente, não estou dando o combustível para o meu sistema destoxificante funcionar bem. Nesse caso, o excesso acumulado não vai sair se eu ficar tomando suco verde por uma semana depois do período de festas. O que vale é o que se coloca no prato diariamente”, avisa o nutricionista.

Alimentação variada e rica em nutrientes é o caminho para se livrar das toxinas
Anúncios

Cirico explica que, para manter nosso ‘autodetox’ sempre ligado, é preciso consumir alimentos de alto valor nutricional, com vitaminas e minerais, além de alimentos que possuem fitoquímicos como, por exemplo, frutas, sementes, cereais, soja, temperos como pimentas, açafrão da terra, uvas e vinho tinto.

Coloque na sua lista
Quem quer se livrar das toxinas precisa incluir na dieta, diariamente, alimentos com grande carga de antioxidante, como os polifenóis, vitaminas C e E. A melhor forma de fazer isso é variando o cardápio sempre. “Nosso sistema destoxificante precisa de resveratrol (suco de uva, vinho tinto e alimentos de cor roxa); quercetina (cebola, alho, brócolis); vitaminas B6 (milho, leite, morango); B9 (sementes, gérmen de trigo, leguminosas); além de magnésio (espinafre, couve, aveia, abacate, coco, feijão e castanha do Pará) e zinco (carnes vermelhas, pescados, frutos do mar, frango, aveia, arroz integral, gergelim, nozes e castanhas). Se você consumir todos esses alimentos combinados, de forma incorporada à sua rotina, não vai ser um ‘pé na jaca’ nas festas de Natal e Ano Novo que vai te tirar do rumo da saúde”, brinca.

Anúncios
Suco tá liberado, mas sozinho não resolve o problema

E o suco verde?
Se você já se alimenta de forma saudável, sabe que vai acabar se excedendo na comilança de fim de ano e quer dar uma forcinha ao organismo, aí sim, vale optar por um daqueles sucos feitos com couve, gengibre, laranja e outros alimentos funcionais. “E nem precisa ser apenas depois da farra gastronômica. Em qualquer período vai fazer bem. Agora, se você passou o ano inteiro se alimentando mal, esquece o suco detox, porque vai só gastar dinheiro à toa. O único jeito é mudar já o que você coloca no prato todos os dias”, finaliza.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s